Banco de Alimentos Municipal firma parceria com Programa Mesa Brasil

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento – SEMA e do Banco de Alimentos, firma parceria com o programa Mesa Brasil Sesc. Representantes do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais apresentou para o secretário da SEMA, Ivan Fialho, e sua equipe, o projeto Rede 853. Esse é um projeto de expansão que tem o objetivo de atender os 853 municípios de Minas Gerais, por meio do Mesa Brasil Sesc, e, a partir de agora, Governador Valadares passa a fazer parte do Programa.

O programa é reconhecido como o maior banco de alimentos do país, atua na articulação de doadores, na gestão de captação e distribuição de alimentos, com o objetivo de reduzir desperdício de alimentos nas cadeias produtivas e das etapas de comercialização, de forma que as ações contribuem na diminuição da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

O analista de Serviço Social, Adamilton Caldeira, apresentou o Programa Mesa Brasil e disse que o Banco de Alimentos Municipal de Governador Valadares foi escolhido como novo parceiro, pois vem atuando de forma exemplar, além de possuir uma excelente infraestrutura de funcionamento.

Segundo o gerente regional do Sesc, Paulo Brianize, o Mesa Brasil atua com diversos parceiros, considerados importantes na Política Pública Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “O programa funciona como uma ponte entre quem quer doar e quem precisa receber. Gostaria de parabenizar o trabalho que vocês já desenvolvem na cidade. Tenho a satisfação de entregar essa placa aqui “Eu faço parte do Mesa Brasil”. Agora, juntos, vamos ampliar ainda mais esse serviço”, pontuou Brianize.

“Nesta semana recebemos esse grande presente, que foi essa parceria com o Mesa Brasil para ampliar e fortalecer ainda mais o Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, disponibilizando mais alimentos para o banco. Com essa parceria do Mesa Brasil, vamos poder atender mais pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, atendemos 24 entidades assistenciais que já recebem doações (2.600 pessoas recebem e consomem os alimentos arrecadados). Gostaria de agradecer o diretor do SAAE, Walter Albuquerque, que também estava representando o Sindicomércio. Ele foi muito importante, pois intercedeu para que essa parceria fosse concretizada.”

As doações do Banco de Alimentos também são realizadas pelo Programa com Doação Simultânea (CDS), do PAA/CONAB, no qual a Agricultura Familiar participa com produção de alimentos. Elas podem ser feitas por pessoas físicas, supermercados e sacolões.

Representantes do Serviço Social do Comércio visitaram as instalações do Banco de Alimentos, que fica na avenida Luiz Gonçalves Lessa, nº 12, no bairro São Raimundo. O espaço funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e atende pelo telefone (33) 3275.0492.

A reunião também contou com a presença do diretor do Sindicomércio, Walter Albuquerque; do regente de Unidade do Sesc, Eugênio Cruz; dos analistas de Serviços Sociais Victor Lana e Adamilton Caldeira; representante da Gerência de Assistência, Fernando Freitas; e servidores da SEMA, Josimar Correia, diretor do Departamento de Abastecimento, e engenheiro agrônomo Vinícius Delboni, coordenador do Banco de Alimentos, além da nutricionista Camila Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM