CARATINGA – A Polícia Civil (PC) realizou, nesta quarta-feira (4), uma operação para investigar irregularidades em contratações públicas, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão. As ações aconteceram em Belo Horizonte, Caratinga e Ubaporanga, no Leste de Minas Gerais; e também em Maricá, no Rio de Janeiro.
Mandados de busca e apreensão
A operação, conduzida pelo Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes (Deccof), teve como alvos empresas suspeitas, imóveis ligados a empresários e endereços associados a pessoas identificadas como “laranjas”. Durante as buscas, a polícia apreendeu celulares, notebooks, pen drives, cartões de memória e cinco veículos de luxo. Na casa de um dos empresários investigados, foram encontrados cerca de R$ 25 mil em espécie, incluindo valores em reais, euros e dólares.
Alvos da investigação
Na zona rural de Ubaporanga, os policiais apreenderam uma arma de fogo calibre 22 com munições. O proprietário do imóvel, um homem de 33 anos, foi preso em flagrante e levado à Delegacia Regional de Caratinga. Após pagar fiança, ele foi liberado e responderá em liberdade pelo porte ilegal de arma.
As apurações apontam irregularidades em processos licitatórios realizados nas cidades de Ubaporanga e Maricá. A análise do material apreendido deve fornecer mais evidências sobre o caso e possíveis envolvidos no esquema.
Próximos passos
As investigações continuam, com a análise dos dispositivos eletrônicos e documentos apreendidos. A Polícia Civil segue trabalhando para esclarecer as irregularidades e responsabilizar os envolvidos.