Superintendência Regional de Saúde promove capacitação sobre tabagismo em Valadares

1432

A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, através do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), encerrou ontem uma capacitação em tabagismo, para os profissionais do programa de Estratégia de Saúde da Família e farmacêuticos dos municípios da região Leste. O encontro teve a finalidade de atualizar, qualificar e orientar os profissionais no Programa Nacional de Controle do Tabagismo, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

Segundo a referência técnica do Programa de Enfrentamento do Tabagismo da Regional de Saúde de Governador Valadares e coordenadora do evento, Ludimila Menezes Gobbi, o encontro é importante para a orientação dos profissionais em temas relacionados à abordagem e tratamento do tabagismo no SUS. “Nesse encontro trabalhamos os aspectos relacionados às seções de acompanhamento, critérios sobre apoio medicamentoso e orientamos sobre como preencher os pedidos dos insumos através dos sistemas do Form-SUS e SIGAF, e também registro das informações no e-SUS”, destacou.

A enfermeira Yolanda Ferreira Pereira, do município de Virgolândia, atua no programa há um ano e meio e montará agora em julho o terceiro grupo de tabagismo. Para ela, a capacitação foi proveitosa. “O conteúdo da reunião foi bom e informativo, principalmente para mim e os colegas presentes, pois tínhamos muitas dúvidas sobre o lançamento da produção no e-SUS”, afirmou.

A capacitação também contou com a participação da farmacêutica Patrícia Balbino Cupertino, do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional, que apresentou o tema “Apoio medicamentoso no tratamento do tabagismo”, e da educadora física do NASF de Governador Valadares, Adriana da Rocha Pena, que promoveu junto aos participantes um exercício prático de respiração profunda e de relaxamento.