SMED divulga classificação do Concurso de Língua Portuguesa e Matemática

FOTO: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) divulgou na última quarta-feira (6), no Diário Oficial do Município, a classificação do 2º Concurso de Língua Portuguesa e Matemática, que envolveu mais de três mil alunos do 6º ao 9º ano de 22 escolas municipais de Valadares. Agora a expectativa fica por conta da premiação que acontece dia 20 deste mês, às 14 h, no Centro Hermírio Gomes da Silva (Univale).

As provas foram elaboradas em parceria com a Univale e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com 15 questões em cada disciplina. A coordenadora do Concurso de Língua Portuguesa, a pedagoga e analista da SMED, Anízia Dias de Jesus, destacou que o resultado desta edição foi melhor que o esperado. “Tivemos várias escolas com número significativo de medalhas neste ano. Foi uma crescente de qualidade e quantidade no processo de aprendizagem em Língua Portuguesa”.

Segundo Nádia Semaan Abboud Quintão, pedagoga da SMED e coordenadora do Concurso de Matemática, neste ano a concorrência foi alta. “Houve um envolvimento maior de professores, diretores, pedagogos e principalmente dos alunos, que contaram com a experiência do concurso de 2018. Com isso, algumas escolas não atingiram o mesmo número de medalhas do ano anterior e outras se tornaram medalhistas nesta edição”.

O objetivo do concurso é traçar o panorama da qualidade da educação na cidade e também elevar a média de avaliação do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aplicado pelo MEC.

Premiação

Os primeiros colocados em cada categoria vão receber medalhas alusivas a ouro, prata e bronze. Os alunos com maiores notas levam para casa tablets: 4 para os destaques em Língua Portuguesa e 4 para os de Matemática. Seus professores também serão contemplados com menção honrosa e medalha de ouro. Ainda serão lembrados com menção honrosa os professores e as escolas com estudantes classificados nos três primeiros lugares.