Outubro Rosa dá destaque a ações de prevenção contra o câncer de mama

595
FOTO: Divulgação

Desde o ano de 1990 o mês de outubro ganha um toque especial: o rosa é a cor predominante. É um mês dedicado à saúde da mulher. Os trabalhos neste período têm como objetivo intensificar as atividades de prevenção ao câncer de mama e compartilhar informações para promover a conscientização sobre a doença. Durante todo o mês, diversas atividades são programadas pelo Grupo Rosa e a abertura será na próxima sexta-feira (4), no Mercado Municipal, a partir das 10 da manhã. Na oportunidade, vão ser montadas tendas, as pessoas vão poder fazer teste rápido de sífilis, hepatite B e C, testes de glicemia, auriculoterapia, aferir pressão arterial, entre outros.

O Grupo Rosa tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e do tratamento, e é composto pelas seguintes instituições: Acolhe Vida, Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL GV), Cruz Vermelha, Doutor Especialista, Fiemg Regional Rio Doce, Hospital Bom Samaritano, Hospital São Lucas; Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), Oncoleste, Secretaria Municipal de Saúde (por meio do CEAE, da Atenção Básica e do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família), São Lucas Saúde, Superintendência Regional de Saúde (SRS-GV), Unimed (Casa Unimed), Unipac GV e Univale.

Na rede de atenção básica em saúde, composta por dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 61 Estratégias Saúde da Família (ESF), as mulheres entre 50 a 69 anos, o público-alvo de rastreamento, vão ser provocadas a atentar quanto aos cuidados com a saúde, a importância do diagnóstico precoce, já que ele pode melhorar a qualidade de vida, o tratamento e o enfrentamento da doença.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos. Por isso, o quanto antes for descoberto, melhores serão os prognósticos e a possibilidade de cura.