[the_ad id="288653"]

Enem 2019 está chegando. Você está preparado?

Relaxar, comer direito, descansar e ter uma boa noite de sono são essenciais na véspera da prova

por Angélica Lauriano

Faltando seis dias para o Exame Nacional do Ensino Médio, várias são as dúvidas dos estudantes. Uma delas é: o que fazer antes do Enem? Ficar ansioso pode atrapalhar? Estudar na madrugada que antecede a prova é correto? Essas e outras perguntas ficam martelando na cabeça dos estudantes e, segundo especialistas, podem interferir no resultado.

De acordo com a psicóloga Priscila Silva Coelho Gonçalves, um dia antes da prova é necessário relaxar e ter uma boa noite de sono. “Uma dica importante é não se deixar levar pelo nervosismo das outras pessoas. O candidato começa a ouvir outras pessoas, e isso acaba gerando emoção negativa. O ideal é concentrar-se naquele momento e começar a prova pelos pontos mais fortes, para os que ele considera ter mais capacidade.”

Branco antes da prova

Outra dica importante é fazer uma técnica de respiração e relaxamento antes da prova, para que o estudante não tenha aquele famoso branco na hora do exame. “Sempre ensino para os meus pacientes uma técnica de respiração bem simples, onde a pessoa imagina que está cheirando uma flor e soprando uma vela; ajuda a pessoa a oxigenar o cérebro e se concentrar naquele momento. Eu, como psicóloga, não sugiro estudar antes da prova, o ideal é descansar mesmo.”

Confiança e determinação

Para o estudante Gabriel Koury, de 18 anos, que está terminando o ensino médio, esta é a terceira vez que ele tenta o Enem. Ele diz estar confiante e bastante seguro em relação aos resultados. “Gostaria muito de fazer faculdade de Direito. A minha rotina de estudos começou no início do ano, estudando principalmente as matérias que tenho mais dificuldade: matemática e redação. Eu não estou com medo, mas ansioso para fazer essa prova e acabar logo com isso.”

Em relação à rotina de estudo, Gabriel explica que cada pessoa tem a própria rotina. “Cada pessoa funciona de um jeito. Não adianta pegar a rotina de 12 a 16 horas por dia; acho que cada pessoa tem que se adaptar à sua. Eu, por exemplo, estudo de manhã e à tarde faço cursinho, até as 18h30. Se eu estiver disposto, estudo e reviso o que aprendi naquele dia no cursinho. Se eu não conseguir neste ano não vou ficar preocupado, porque é pesado você estar na escola de manhã e à tarde ir para o cursinho. Na minha sala, por exemplo, eram 90 pessoas e hoje são somente 30. Eu ainda não desisti; então, me considero um vencedor.”

Não seja eliminado do Enem

O horário pode eliminar você da prova do Enem, mas há várias outras coisas que também podem: prestar declaração falsa ou que não seja exata; comunicar-se, a partir das 13h, com alguém que não seja o aplicador; sair da sala depois das 13h sem que esteja acompanhado de um fiscal; ir embora antes das duas primeiras horas de prova; não entregar ao aplicador o caderno de questões caso saia; não aguardar os procedimentos de segurança na sala.

No dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os portões vão abrir às 12 horas com fechamento às 13 horas; então, é bom ficar atento para não perder a hora. O horário previsto para o término da prova é às 19h. Já na segunda prova, no dia 10 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O horário de abertura é o mesmo do dia três, só que o término da prova está previsto para as 18h30.

O edital de 2019 é claro ao dizer que qualquer som emitido pelo celular do candidato irá causar a desclassificação imediata. Mesmo que o objeto esteja dentro do porta-objetos, isso será o suficiente para que sua prova seja zerada. Por isso, lembre-se de desligar o seu celular ou desativar todos os alarmes do seu aparelho.

A leitura dos gabaritos é feita por uma máquina que detecta a cor preta. Por isso, a caneta azul não é permitida na prova. Além disso, é importante que a caneta preta usada no dia da prova tenha sido fabricada com material transparente. A ideia é evitar que sejam colocadas “colas” dentro dela.

Lembrando que no dia da prova somente serão aceitos documentos originais e com foto, como cédulas de identidade, identificação de conselhos de classe, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação. Outros documentos ou cópias, mesmo que autenticadas, serão rejeitadas. Em caso de perda, furto ou extravio do documento de identificação, o Boletim de Ocorrência pode ser apresentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM