Dia Mundial de Prevenção do Suicídio com ações na Unimed Valadares

588
FOTO: Divulgação

A data de 10 de setembro é o dia de conscientização, a fim de fornecer empenhos mundiais para evitar suicídios. Ações alusivas à data de prevenção ocorrem em todo o mundo desde 2003. As atividades se espalham durante todo o mês, também denominado “Setembro Amarelo”. A Unimed Governador Valadares abraça a causa, realizando no dia 20 de setembro, das 8h30 às 11h30, o “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio”. O evento será na frente da sede administrativa da Cooperativa, na rua Bárbara Heliodora, 250, Centro.

Serão oferecidos aos beneficiários da Unimed e comunidade diversas atividades, como: massagem relaxante; aferição de pressão arterial; SPA de mãos; teste de estresse e depressão; orientação nutricional e profissional; atendimento com psicólogo; e música ao vivo. Apoiam o “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio” o Espaço Viver Bem – Casa Unimed, Centro de Valorização à Vida (CVV) e Mary Kay. Equipes de enfermagem e de educação física da Casa Unimed e do Big Card também estarão prestando atendimento. O CVV estará presente com um grupo voluntários que oferece apoio emocional gratuito.

A enfermeira da Casa Unimed Jackeline Boaventura espera que as ações minimizem os altos índices de mortes por suicídio. “Nosso objetivo é conscientizar a população de que setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, onde realizamos ações voltadas para prevenções, para minimizar o altos índices de mortes. No dia do evento estaremos realizando atividades para demonstrar valor e cuidado com a vida”, disse Jackeline. A organização espera atender mais de 100 pessoas durante o evento.

OMS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. A OMS indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequada. Cerca de 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente um milhão de pessoas se matam a cada ano.