Detran-MG alerta para o prazo de entrega do CRLV

791
FOTO:Divulgação.

O Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) é o documento de identificação, de porte obrigatório, para trafegar com o veículo. A renovação do licenciamento é uma obrigação anual do proprietário de veículo automotor, reboque e semirreboque para que esteja em condições legais de circulação.

O licenciamento é realizado automaticamente, mediante o pagamento das obrigações anuais que incidem sobre a propriedade do veículo. Para ter o CRLV liberado, o veículo não pode apresentar multas em aberto (multas suspensas não impedem o licenciamento).

Os valores e o prazo para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório e taxa de licenciamento são divulgados no início de cada ano.

Em época de renovação do licenciamento anual do veículo, quando o número de documentos de veículos emitidos aumenta consideravelmente, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) alerta que o prazo para a entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) pode ser maior. O proprietário do veículo não será prejudicado, pois o CRLV 2019 não será exigido antes de abril de 2019 (a tabela com a data do início do período de exigência do CRLV 2019 será publicada após 31/03/2019).

Em caso de perda do documento de 2018, ou se o proprietário do veículo tiver quitado débitos anteriores recentemente e por isso não tiver o CRLV 2018, deverá comparecer na unidade de atendimento para a emissão do documento (CRLV 2019).

Caso constem para o veículo multas ou outros débitos, o documento não será emitido até que estejam quitados. Os comprovantes de pagamento das taxas não são válidos e não podem ser exigidos nas fiscalizações de trânsito.

Atualização de endereço

Os proprietários de veículos devem manter o endereço atualizado nos bancos de dados do Detran-MG, o que garantirá o recebimento de documentos como o CRLV. A mudança de endereço para outro no mesmo município pode ser realizada pelo site. Caso a alteração seja para outro município, o proprietário do veículo deverá comparecer à Delegacia de Trânsito local.

Destinatário não localizado

Após três tentativas de entrega sem sucesso dos Correios, o documento permanecerá em Belo Horizonte, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete. Nas cidades do interior, o documento estará disponível na Ciretran responsável.

Após a emissão do documento, o código de rastreio para consultar a situação de entrega nos Correios e local para retirada do documento poderá ser visualizado ao consultar a situação do veículo.