Atendimento odontológico para pacientes carentes começa nesta terça-feira

0
457
FOTO:Divulgação.

Pacientes com qualquer tipo de doença bucal contam agora com um importante aliado para tratamento. A partir da próxima terça-feira, 9, o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) passa a oferecer à população da cidade e de municípios vizinhos, de forma gratuita, o serviço de estomatologia. O objetivo é diagnosticar e tratar anomalias presentes na boca e lábios, como feridas, manchas, caroços, cistos e até mesmo o câncer. Cerca de 40 alunos e três professores do Departamento de Odontologia serão os responsáveis pelos atendimentos. Trata-se da primeira iniciativa dedicada exclusivamente à especialidade em toda a região.

A atividade surge concomitantemente à inclusão recente da estomatologia no currículo do curso. Várias universidades públicas brasileiras já ofertavam a disciplina, mas na UFJF-GV é a primeira vez em que ela é disponibilizada. Segundo Sibele Nascimento de Aquino, além de oferecer à comunidade um serviço mais adequado, o objetivo também é “preparar o acadêmico para o diagnóstico e tratamento das mais variadas doenças que acometem a boca”. Sibele é uma das professoras do Departamento de Odontologia responsáveis pelo projeto. Além dela, Rose Mara Ortega e Fernanda Mombrini Pigatti supervisionarão o trabalho dos alunos. As três possuem sólida formação na área de estomatologia.

A ideia de criar o serviço, explica Aquino, surgiu após observar a demanda por parte de alguns municípios, que “procuraram apoio para encaminhar esses casos, considerando a ausência dos especialistas nas cidades” e das experiências da docente na prática clínica e em projetos de extensão, que demonstraram a “necessidade de um local para tratar esses pacientes”.

As pessoas encaminhadas à estomatologia da UFJF-GV com doenças bucais serão submetidas a tratamento, orientações e, no caso de diagnóstico de câncer, direcionadas pela equipe ao serviço de oncologia. A expectativa é de contribuir para a saúde e a qualidade de vida da população.

Para ter acesso ao serviço é necessário agendamento, que já está sendo realizado. Basta entrar em contato pelo telefone (33) 3301-1000, ramal 1512, ou comparecer à Associação Brasileira de Odontologia (ABO), localizada na avenida Doutor Sérvulo Teixeira, 412, bairro Alto Esplanada, em Governador Valadares. Os atendimentos acontecem às terças-feiras, sempre no período da tarde.