Vidros em fachadas propiciam modernidade, estilo e bem-estar

Cada vez mais presente nas construções civis, vidros em fachadas têm virado tendência. Arquiteta destaca benefícios que vão além da estética

O mundo tem evoluído em todos os setores. Na construção civil e na arquitetura, o novo e o moderno sempre foram perseguidos. Novas tecnologias, novas formas de construir vão além de novos materiais. O vidro, por exemplo, usado no mundo desde o domínio egípcio, é tendência atualmente em fachadas de prédios e residências.

De acordo com a arquiteta Aline Portes, especialista no setor, os benefícios vão além da estética. Segundo ela, o vidro pode melhorar não só o visual, mas a qualidade de vida de quem convive no ambiente, seja ele uma residência ou local de trabalho. “A proposta de vidro nas fachadas deixa o projeto mais clean e valoriza o layout das construções. Além disso, promove aproveitamento de luz natural, proporcionando conforto visual. É um produto ecologicamente sustentável e promove a conservação da energia elétrica. Além disso, previne fungos e melhora o bem-estar dos seus usuários, ou seja, melhora a qualidade dos espaços”, destaca.

Ela destaca que um dos vidros mais utilizados na construção civil é o habitat, que, além de reduzir a incidência de raios UV no ambiente, reduz também o calor, por ser refletivo. “Habitat é uma linha de vidros residenciais que alia proteção, beleza e conforto térmico, reduzindo em até 70% a entrada de calor no ambiente. Ele ainda bloqueia quase 100% dos raios UV, que são prejudiciais à saúde. Além de gerar um conforto humano, previne o envelhecimento dos móveis internos, pois eles também ficam protegidos. Além disso, tem um alto padrão de acabamento e pode ser aplicado em coberturas, fachadas, portas, janelas, fechamentos de varandas e sacadas”, explica.

No entanto, ela ressalta que, por questão de segurança, não é todo tipo de vidro que pode ser usado em fachadas. “De acordo com a Norma Brasileira (NBR) 7199, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata sobre Vidros na Construção Civil, os vidros recomendados para instalação de fachadas são os vidros de segurança, laminados ou aramados. O vidro laminado é composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. No caso de quebra desse vidro, os estilhaços ficam presos nessa camada de polivinil que fica entre as lâminas de vidro, evitando acidentes e evitando também que o vão fique aberto”, acrescenta.

Vidros em fachadas melhoram a qualidade de vida dos usuários. Norma técnica, porém, destaca que somente vidros de segurança podem ser instalados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM