Vereadora pede extensão do horário de funcionamento da Farmácia Central

A vereadora questiona o fechamento antecipado de órgãos da saúde, o que tem prejudicado os pacientes do SUS. FOTO: Direção.

Em requerimento enviado à Secretaria Municipal de Saúde, a vereadora Iracy de Matos (Solidariedade) questionou os motivos que têm levado a Farmácia Central a encerrar seu atendimento às 17 horas, em vez de 18 horas. O documento destinado ao novo secretário, empossado no início do mês de fevereiro, frisa a importância de o horário de fechamento da Farmácia Central seguir em conformidade com outros setores centralizados, que encerram o expediente às 18 horas.

A vereadora relata que cidadãos atendidos às 17 horas no Rui Pimenta não conseguem retirar seus medicamentos no mesmo dia, por causa do fechamento do estabelecimento. “Conforme relatos que chegaram ao nosso gabinete, a população encaminhada à Farmácia Central pelos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde tem sido prejudicada pelo horário de atendimento”, explica.

Farmácia Central

A Farmácia Central, ou Farmácia da Policlínica, localizada na rua São João, 228, é referência em Valadares na distribuição gratuita de medicamentos pelo SUS, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h50. Há alguns anos, a Prefeitura realizou a descentralização dos serviços, estruturando as Unidades Básicas de Saúde para receber e distribuir a listagem de medicamentos da Farmácia Central e do Cersam. Porém, pessoas residentes em bairros que não possuem UBS ainda são atendidas na Farmácia Central, e algumas dessas pessoas têm sido prejudicadas desnecessariamente, gastando com passagens de ônibus, devido ao horário de fechamento do estabelecimento, às 17 horas.

Prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que conta com 10 farmácias para que os usuários da rede pública de saúde da cidade possam fazer a retirada de medicamentos. “A Farmácia Central, localizada na rua São João (Policlínica Central), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h50, e não fecha no horário de almoço. Caso o paciente, devidamente cadastrado nos postos de saúde, munido da receita médica com uma cópia e documentos pessoais, não consiga fazer a retirada do medicamento na Farmácia Central dentro deste horário, ele pode se dirigir a uma das nove farmácias distritais da cidade”, diz a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM