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Vendas de supermercado têm alta de 3% em 2023

FOTO: Valter Campanato

BRASÍLIA – As vendas nos supermercados brasileiros fecharam o ano de 2023 com um crescimento sólido de 3%, em comparação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O setor também registrou um aumento expressivo de 10,73% em dezembro, em relação ao mesmo mês de 2022.

O vice-presidente da Abras, Márcio Milan, destaca que o cenário econômico ao longo do ano contribuiu para o aumento nas vendas. A inflação menor no preço dos alimentos foi um fator crucial para o crescimento do consumo das famílias em 2023. Outros elementos positivos mencionados pelo executivo incluem a redução do desemprego e o impacto dos programas sociais.

Dessa forma, para o ano de 2024, a projeção da Abras é de um crescimento de 2,5%. Milan ressalta que o controle da inflação está proporcionando a recomposição do poder de compra dos consumidores. Além disso, ele prevê que o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também contribuirá para impulsionar as compras nos próximos meses.”O cenário sinaliza um crescimento gradual do consumo ao longo do ano, acompanhando o comportamento das principais safras, os fatores climáticos como excesso de chuvas, seca e ondas de calor, e a demanda internacional de alimentos”, afirma o vice-presidente da associação.

Ademais, outro fator que pode impactar positivamente o consumo nos próximos meses é o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep. A Abras estima que esse benefício destine aproximadamente R$ 28 bilhões a 25 milhões de trabalhadores, fortalecendo ainda mais a capacidade de compra da população e impulsionando o setor varejista.

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