Veja a programação do Maio Amarelo em Valadares

O Movimento retornou com ações e atividades presenciais após dois anos paralisado

O Movimento Maio Amarelo, em Governador Valadares, retornou com ações e atividades presenciais, após dois anos paralisado, devido à pandemia. Durante o mês de maio, diversos parceiros do movimento realizarão ações em pontos da cidade, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. 

A meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) é, no período de dez anos, reduzir no mínimo à metade o índice nacional de mortos no trânsito por grupo de veículos e o índice nacional de mortos no trânsito por grupo de habitantes. Dessa forma, o movimento tem o objetivo de conscientizar os diversos atores do trânsito quanto à responsabilidade de cada um, a importância das leis de trânsito e as sinalizações.

Segundo o tenente Marcelo, da Polícia Militar,  o Movimento Maio Amarelo só tem sucesso se tiver a participação da sociedade. “Chamamos a atenção para tomar cuidado com os mais vulneráveis, respeitar as regras de trânsito e atravessar a via da faixa de pedestre. Precisamos da colaboração e da participação da sociedade civil”, disse.

Já de acordo com o agente Ferreira Rocha, o movimento é necessário porque constantemente os motoristas negligenciam a importância das regras de trânsito. “Estamos sempre fazendo ações educativas, porque a vida é o bem principal”, afirmou.

Programação

A programação será divulgada ao longo das semanas, podendo sofrer alterações, caso haja imprevistos. Nesse domingo (1º), a Autoescola Atual, juntamente com Colégio Castelo Neves de Barros, realizou um passeio ciclístico às 8h, com saída em frente à autoescola (R. Wenceslau Brás, 1791, Santa Rita).

Hoje (2), a Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais, com o apoio dos parceiros, realizou uma blitz educativa na Avenida JK (logo após a rotatória do André e Anderson), das 7h30 às 8h30. Na parte da tarde, das 12h30 às 13h, o Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário realizou também uma blitz educativa, com o apoio dos parceiros, nas proximidades do Colégio Castelo Neves de Barros (R. Rodrigues Coelho, 360, Santa Rita).

Também nesta segunda-feira (2), às 9h, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM), juntamente com o DER, concedeu uma palestra para 150 alunos da Escola Municipal Professora Pázia Coelho Simões. O tema foi educação de trânsito, além de tratar da prevenção de acidentes domésticos e preservação do meio ambiente.

 A palestra contou com a presença do Foguinho e Faísca, personagens dos Bombeiros que instigam a atenção e a participação dos alunos, além de ajudar na memorização dos conceitos repassados. A escola está situada na Rua Rainer Barbosa, 325 – Santo Agostinho.

Ação do Maio Amarelo em Valadares/ Welington Sena
Ação do Maio Amarelo/ Welington Sena

O Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014. A iniciativa é organizada pelo Poder Público. O principal objetivo é reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Dessa forma, o mês de maio ficou como o escolhido. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Neste ano, o evento será promovido pela Prefeitura de Valadares, por meio do Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário (DTTSV), da Gerência de Epidemiologia e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com o Colégio Castelo Neves de Barros, Corpo de Bombeiros Militar, Consurge, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Civil (PC), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), Superintendência Regional de Saúde (SRS), além de representantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora e autoescolas.

Dia D

O DIA D do Maio Amarelo está previsto para acontecer em 5 de maio (quinta-feira), às 8h, em um evento na praça dos Pioneiros, com a presença de estudantes, parceiros e demais autoridades. 

O Maio Amarelo tem a proposta de promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com o objetivo de discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM