GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta segunda-feira (12), um vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) foi registrado em uma usina de asfalto localizada às margens da BR-116, na saída de Valadares em direção a Alpercata. O incidente mobilizou uma operação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), e resultou na interdição temporária da rodovia.
Os bombeiros foram acionados por volta das 14h e, ao chegarem ao local, encontraram quatro tanques estacionários. Três deles estavam vazios, mas um dos tanques, que continha aproximadamente 1 tonelada de GLP, apresentava um vazamento em uma das válvulas. A situação exigiu atenção imediata, dado o alto risco de explosão.
Uma equipe técnica da empresa responsável pelo produto foi deslocada de Coronel Fabriciano para tentar conter o vazamento. No entanto, os técnicos não conseguiram realizar a substituição da válvula danificada. Diante da situação, foi necessário interditar a BR-116 até que o risco fosse completamente eliminado.
Para evitar uma explosão, os militares utilizaram cerca de 10 mil litros de água no processo de rebatimento do gás, esvaziando completamente o tanque comprometido. A operação foi bem sucedida e, felizmente, não houve registro de feridos.
A rodovia foi liberada assim que o tanque ficou vazio e o risco foi eliminado, permitindo a retomada do tráfego. As causas do vazamento ainda serão investigadas.