Operação em Valadares mira rede de tráfico e organização criminosa

Operação em Valadares mira rede de tráfico e organização criminosa
FOTO: Polícia Federal

GOVERNADOR VALADARES – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG) realizou, nesta quinta-feira (7), a “Operação Riparia” contra o tráfico de drogas e uma organização criminosa com atuação em Governador Valadares e outras regiões. As forças de segurança cumpriram 28 mandados de busca e três de prisão temporária, além da apreensão de bens específicos que estão sendo disputados em ação judicial. A operação, que incluiu ações em Governador Valadares, Uberlândia e Serra (ES). O objetivo é desarticular um esquema criminoso no qual membros substituíam rapidamente os detidos, mantendo a rede ativa.

Os suspeitos enfrentam acusações de tráfico de drogas e participação em organização criminosa, crimes que podem resultar em até 23 anos de prisão.

A 3ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares autorizou os mandados de busca e de prisão temporária; e apreensão de bens específicos. Desses mandados 19 foram cumpridos em Governador Valadares, 3 em Serra (ES), 3 em Uberlândia e outros 3 em unidades prisionais. Os mandados de prisão temporárias aconteceram  (um) em Uberlândia e (dois) em Governador Valadares. 

Investigações revelaram que a influência das lideranças criminosas, mesmo após a realização de prisões em flagrante, se mantinha, de forma que quase que imediatamente os detidos eram substituídos.

Estrutura da operação

Coordenada pela Polícia Federal e apoiada pela Polícia Civil, Militar e Penal, a FICCO se organizou para reprimir a atividade criminosa com a colaboração do Ministério Público, que autorizou medidas cautelares. O trabalho coordenado permitiu uma abordagem estruturada para lidar com a rede que, mesmo após prisões em flagrante, continuava operando. As investigações mostraram a capacidade de adaptação do grupo, o que exigiu uma intervenção abrangente.

Balanço da operação

Ainda na tarde desta quinta-feira (7), a Polícia Federal divulgou o balanço geral da operação Ripária. A ação resultou na apreensão de cerca de 160 quilos de cocaína, maconha e crack. Além das drogas, as forças de segurança encontraram diversas munições e armas, incluindo uma pistola calibre .40 e três revólveres calibre .38.

FOTO: Polícia Federal

No total, foram apreendidos 81 cartuchos de calibres variados, incluindo .40, 9mm, 380, .38 e .12. Entre os equipamentos utilizados pelo grupo criminoso, destacam-se sete balanças de precisão, seis carregadores de pistola, além de pinos para embalar cocaína e uma máquina de cartão de crédito.

Também foram confiscados 20 celulares, dois pendrives, e aproximadamente R$ 42.860,42 em espécie, reforçando a magnitude das operações financeiras da organização criminosa. No quesito veículos, dois automóveis foram apreendidos. A operação deteve três suspeitos — dois em Governador Valadares e um em Uberlândia — além de apreender um adolescente em Governador Valadares.

A FICCO/MG, coordenada pela Polícia Federal e com apoio das polícias Civil, Militar e Penal, trabalha de forma integrada em Minas Gerais, com o objetivo de desmantelar grupos criminosos e reduzir a criminalidade organizada no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM