Valadares vacina idosos contra a gripe nesta sexta (3) pelo sistema drive-thru

Imunização acontece para aplicação das 6.200 novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde, entretanto prosseguirá com envio de equipes aos domicílios

A vacinação contra a Influenza (H1N1) foi intensificada, nesta sexta-feira (3), em Governador Valadares. A estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu do Ministério da Saúde apenas 40% das doses necessárias, para atender pessoas com idade acima de 60 anos e profissionais da saúde no Município, foi o drive-thru. As 6.200 doses recebidas foram divididas em dois pontos de vacinação estratégicos.

“Com as doses que recebemos agora, conseguimos organizar dois pontos para atendimentos nos carros, no esquema drive-thru. É uma estratégia para vacinar um quantitativo de pessoas maior e com a segurança de evitar aglomerações de pessoas. Desta forma, não é necessário sair do veículo para receber a vacina, pois o motorista encosta o carro, os ocupantes passam por uma triagem e, em seguida, são vacinados”, explica Micael Alves, enfermeiro referência técnica da Atenção Básica.

Malena Canoto, de 68 anos, não perdeu tempo e foi logo cedo garantir a sua imunização. “Esta foi uma ótima iniciativa da prefeitura, porque trouxe segurança para nós idosos, que, na medida do possível, estamos adotando as medidas de isolamento em casa”.

Sete equipes em cada ponto de vacinação atendem a população alvo da vacinação. E cada veículo deve ter, no máximo, quatro ocupantes, contando com o motorista, e, para evitar aglomerações, não estão sendo vacinadas pessoas a pé ou de bicicletas. 

É importante ressaltar que, apesar de não proteger contra o novo coronavírus, a vacina da Influenza evita complicações e internações por gripe. E, ainda, que, apesar da estratégia montada para esta sexta-feira, visando imunizar o maior número possível de pessoas, a vacinação continuará sendo feita nas residências pelas equipes de saúde volantes do Município, até que o público-alvo da campanha seja alcançado. Esta vacinação acontecerá de forma gradativa, mediante o recebimento de novas doses.

Esta iniciativa conta com a parceria de servidores do Departamento de Trânsito da Prefeitura, enfermeiros vacinadores voluntários, Univale, GV Shopping e da Polícia Militar (PM).

(Fonte: SECOM/PMGV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como