Valadares se aproxima das 400 mortes por Covid-19

Só nos 13 primeiros dias do mês de dezembro foram registradas 37 mortes

Mais quatro mortes causadas pela Covid-19 foram registradas neste domingo (13) em Governador Valadares. De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura, tratam-se de quatro homens com idades ente 60 e 80 anos – apenas um deles não tinha comorbidades. As mortes na cidade chegam a 393. Só nos 13 primeiros dias do mês de dezembro foram registradas 37 mortes.

Nesta semana, a Prefeitura de Valadares solicitou providências junto ao Governo do Estado para agilizar a transferência de pacientes graves que estão inseridos do SUS Fácil/MG, e também procedentes de outras cidades, para hospitais de outras macrorregiões que tenham vagas disponíveis em leitos de UTI exclusivos para Covid-19. O Poder Executivo se sentiu obrigado a tomar essa atitude devido à falta de leitos de UTI no SUS. A Prefeitura aguarda um retorno ainda nesta semana.

Hoje a ocupação de leitos no SUS/Hospital Samaritano está em 89%, enquanto nos hospitais particulares permanece há mais de um mês em 100%.

No boletim epidemiológico de domingo (12) consta que a cidade registrou 11.487 casos até o momento, sendo que 10.780 pessoas já se recuperaram nesses nove meses de pandemia. Estão internados em ala 51 pessoas, 39 internadas em UTI e 224 cumprem isolamento domiciliar. Valadares ainda tem 38 óbitos em investigação.

O munícipio é o sexto em Minas Gerais com mais registros de casos confirmados, conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ficando atrás apenas de Belo Horizonte, Uberlândia , Montes Claros, Ipatinga e Contagem.

No balanço epidemiológico do Estado já são 469 mil o número de mineiros diagnosticados com a Covid-19. O número de mortos em Minas Gerais pelo coronavírus é 10.711 pessoas.

Valadares perde figuras conhecidas

O final de semana foi de perdas de pessoas conhecidas em Governador Valadares, as quais estavam na luta contra a Covid 19. Entre elas está o médico e vereador Dr. Marcílio Alves (MDB), de 77 anos. Ele faleceu após complicações decorrentes da Covid-19. O político estava internado e entubado desde o dia 11 de novembro em um hospital particular da cidade.

Dr. Marcílio Alves (MDB), de 77 anos, faleceu após complicações decorrentes da Covid-19.

Dr. Marcílio Alves foi médico em Valadares e região por mais de 40 anos e estava finalizando o seu quarto mandato de vereador. O médico também era um dos diretores do Hospital São Vicente de Paulo. Ele deixa esposa, filhos e netos.

Quem também não resistiu à luta contra a Covid-19 foi Célio Chisté, figura conhecida nas vaquejadas realizadas no Parque de Exposição de Valadares. Outra perda foi do pecuarista Saul Salete de Carvalho, de 83 anos.

Célio Chisté, figura conhecida nas vaquejadas realizadas no Parque de Exposição de Valadares também foi vitima da Covid 19.

Neste domingo (13), o prefeito André Merlo (PSDB) usou as redes sociais para lamentar as perdas deste fim de semana.

“As aflições deste tempo de pandemia têm provado como nunca a nossa fé. Neste domingo de muita tristeza, perdemos para esta doença terrível o Dr. Marcílio, vereador e médico da nossa cidade, pessoa a quem sempre respeitamos a admiramos. Também nos despedimos, com muita dor no coração, do amigo/irmão Célio Chisté e do querido Saul Salete, tio da minha esposa Andréia. Nossa família, como tantas outras famílias valadarenses e de todo mundo, vivencia este sofrimento que somente pela fé podemos superar. Em oração por todos os que partiram, seus amigos e familiares, expressamos nossa solidariedade e compaixão a cada um que tem vivido este luto. Que Deus possa nos consolar a todos e nos fortalecer e amparar para cruzarmos este deserto firmes na fé e confiantes em dias melhores que possam renovar nossos espíritos.”

André Merlo
Pecuarista Saul Salete de Carvalho, de 83 anos morreu neste domingo (13).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Acidente na MG-108 deixa dois feridos em Manhumirim

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUMIRIM – Um carro capotou na manhã deste sábado (27) na MG-108, próximo ao Córrego do Lessa, em Manhumirim. O acidente deixou dois homens