Valadares registra primeira morte de pessoa com covid-19 que aguardava por vaga de UTI

Uma idosa de 82 anos morreu, vítima de covid-19, nesta quinta-feira (18), enquanto esperava por uma vaga de UTI no Hospital Municipal em Governador Valadares (MG).

Nilva Eller Oliveira (82) havia tomado a primeira dose da vacina contra covid-19 no dia 11 deste mês. Na terça-feira (16) ela foi levada para o HM, após ter sentido sintomas relacionados ao contágio por coronavírus. Ela foi cadastrada no Sistema SUS Fácil MG, com solicitação de vaga em leito de UTI, devido à ocupação total dos leitos públicos para pacientes infectados com o vírus. Na quinta (18), dona Nilva não resistiu às complicações da doença e morreu no hospital. Essa é a primeira morte de paciente com covid-19 registrada em Governador Valadares por falta de leito disponível.

O sobrinho de dona Nilva, Alex Eller, contou ao DRD como foi o drama da família para tentar conseguir um leito: “Ela [Nilva] estava toda feliz da vida porque na quinta-feira passada (11) tinha tomado a primeira dose da vacina contra a covid. Na sexta-feira ela começou a sentir [sintomas de] gripe. Na terça-feira foi levada pelo filho mais velho para a Policlínica, já bem mal. Ela fez o exame e confirmou que estava com coronavírus. Ficou internada na Policlínica, esperando uma vaga lá no hospital. Quando foi ontem (19) cedo ela morreu. A família ficou toda arrasada”, disse.

Segundo Alex, a tia tinha algumas comorbidades. “Ela tinha problemas cardíacos e diabetes”, contou. Dona Nilva foi enterrada nesta sexta-feira (19), no Cemitério Santa Rita.

Em nota, a Prefeitura lamentou a morte de Nilva Eller.

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que se trata de uma paciente de 82 anos, com comorbidades e diagnóstico positivo para a Covid-19. Ela foi admitida na noite do dia 16/3 e foi cadastrada no Sistema SUS Fácil MG com solicitação de vaga em leito de UTI, em virtude de 100% de ocupação dos leitos públicos para COVID.

O Município lamenta o falecimento dela e ressalta que a paciente foi tratada e assistida por uma equipe multidisciplinar dentro das possibilidades da instituição”.

Governador Valadares já completou cinco dias seguidos de ocupação total dos leitos públicos de UTI para Covid-19. Nos hospitais privados também não tem mais vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM