Valadares recebe nova remessa de doses de vacina contra a Covid-19

Os imunizantes serão direcionados a 13% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos e para dar continuidade aos demais grupos

Governador Valadares recebeu nesta sexta-feira (12) um lote de 1.870 doses de vacinas CoronaVac / Butantan. As doses foram entregues na Superintendência Regional de Saúde. A secretária municipal adjunta de Saúde, Marcela Fanny, explicou como vem sendo aplicado o plano de imunização em Valadares.

De acordo com Marcela, Valadares já recebeu até o momento 22.906 doses de vacinas, incluindo as doses recém-chegadas. 11.922 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 4. 475 receberam a segunda dose. A vacinação teve início em Governador Valadares em 19 de janeiro.

Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde e distribuídos pelo Governo do Estado. Os imunizantes são do Instituto Butantan (CoronaVac) e também as vacinas AstraZeneca/Oxford.

Marcela Fanny explicou como vem sendo aplicado o plano de estratégia de vacinação em Valadares. “Temos seis salas das Estratégias de Saúde da Família (ESF) em funcionamento, de 8 às 12 horas, e a Sala 28, na Policlínica, de 8 às 16 horas. Além disso já realizamos três ações de vacinação via drive-thru”, explicou.

A Policlínica central foi alvo de críticas durante a semana devido a aglomeração de pessoas para vacinar. Marcela ressaltou que a população precisa seguir as orientações de distanciamento para não ocorrer tumultos pelo lado de fora da Policlínica. “Todas as estratégias adotadas pela SMS estão sendo pensadas e executadas para preservar vidas. Foram abertas outras salas para atendimento do público além da sala em questão (sala 28), porém a população, mesmo com todas as orientações e pedidos de medidas de segurança, se antecipa e ocorre a “aglomeração”. Esclarecemos que esta sala é referência também para a vacinação contra Influenza”, disse.

Próximo público-alvo

Neste sábado (13), idosos de 79 anos acima residentes na zona rural começam a ser contemplados com as doses.

De acordo com a Prefeitura, as salas de vacinas dos distritos de Goiabal, Porto das Cachoeiras, São Vítor e Itapinoã estarão abertas para vacinar os que podem se dirigir ao local, e para atender os acamados e domiciliados nas adjacências, as equipes irão até as casas. A vacinação começa às 8 da manhã e vai até o momento que tiver doses disponíveis.

Já na zona urbana, a vacinação que abrange este público acontece na segunda-feira (15), na sala 28, na Policlínica, de 8h às 16h, e em seis unidades de saúde, de 8h às 12h. São elas: ESF’s Esperança e Nossa Senhora das Graças, São Raimundo, Santa Rita II, Mãe de Deus, Santa Helena e São Pedro.

É importante que em todos os locais os idosos mantenham os cuidados, o distanciamento, estejam com máscaras, levem documento com foto, cartão SUS e cartão de vacinas, se tiver. Toda estratégia para imunizar este público, que é considerado de risco, tem sido pensado e executado com muita cautela e responsabilidade para evitar contaminação.

A SMS diz que ainda não tem previsão para a data de início da vacinação do grupo prioritário de pessoas com 75 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM