GOVERNADOR VALADARES – Nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, Valadares receberá evento que celebra cinco décadas de capoeira na cidade. O Festival Internacional 50 anos de Capoeira Valadarense reunirá capoeiristas de diversas partes do Brasil e do exterior para uma série de apresentações e homenagens, com a participação estimada de 200 pessoas.
Organizado pela Liga Valadarense de Capoeira, juntamente com as Associações de Capoeira Fraternidade e Senhor do Bonfim, o evento é uma homenagem à história da capoeira em Valadares, destacando os pioneiros da modalidade no município: os mestres Macaco (Carlos Alberto Pereira), dos Estados Unidos, e Santana (José Carlos Santana), de São Paulo. Ambos serão celebrados pela sua contribuição ao desenvolvimento e disseminação da capoeira na região.
O Festival terá início no dia 14 de dezembro, com uma programação especial no Teatro Atiaia. Das 19h às 21h, ocorrerá uma cerimônia de homenagem aos mestres Macaco e Santana, dois ícones da capoeira de projeção internacional. Durante o evento, no hall do teatro, será aberta uma exposição fotográfica que contará a história da capoeira em Valadares, destacando momentos e figuras marcantes da prática ao longo dos anos.
Às 21h, o público será convidado a seguir a “berimbalada”, uma caminhada animada por músicos e capoeiristas, que sairá do Teatro Atiaia rumo à Praça dos Pioneiros. Lá, será realizada uma roda de capoeira com capoeiristas com mais de cinquenta anos de história na modalidade. Já no dia 15, a celebração continuará com uma nova roda de capoeira, programada para as 10h na Praça dos Pioneiros. Caso o tempo não colabore e haja chuva, o evento será transferido para a Praça de Esportes, garantindo que todos possam participar da festividade.