Valadares Esporte Clube preparaelenco para o Mineiro

Novo elenco faz sua estreia dia 11 de agosto, contra o Boston City, no Estádio José Mammoud Abbas.Foto: Vec/Divulgação

Após apresentar o elenco para o restante da temporada 2019, o Valadares Esporte Clube (VEC) terá menos de um mês de pré-temporada antes de sua estreia na Segunda Divisão do Mineiro. A primeira partida da equipe de Governador Valadares será no dia 11 de agosto, contra o Boston City, no Estádio José Mammoud Abbas (Mamudão). Para o elenco foram apresentados 34 jogadores, dentre veteranos e atletas da base, que vão disputar pela segunda vez a competição.
De acordo com a direção do clube, os últimos reforços devem ser apresentados até o fim desta semana, para fechar o elenco. A equipe valadarense, que até a última temporada jogava representando o Ponte Nova, tem apenas dois anos de caminhada, mas um objetivo bem estabelecido: investir nos atletas e alcançar o Módulo II no ano que vem. A comissão técnica montou o elenco após realizar peneira nos dias 19, 20 e 21 de junho, no Estádio Mendes Barros (Campo da Liga).
Dois atletas passaram na avaliação técnica. “Tivemos a participação de atletas de toda a região e até de fora do Estado. Foi uma avaliação técnica criteriosa, focando nas pratas da casa. 60% do elenco hoje é formado pela base do sub20; os demais são jogadores experientes. A pré-temporada será importante para incorporar o elenco, que vem forte para o Mineiro”, disse o presidente do clube, Euler Marra.
Perto da estreia do Mineiro, Euler afirmou que o clube está prestes a fechar com reforços para o ataque e defesa. “Até segunda-feira devem chegar os últimos reforços, que vêm de fora. No ataque, teremos um reforço de peso, Michel Paulista, que já foi artilheiro do Módulo II pelo América TO. Vai agregar muito ao elenco. Tem também mais dois atletas para a defesa, que estarão à disposição do treinador. Estamos confiantes para o acesso ao Módulo II no ano que vem; esse será o principal objetivo do ano”, afirmou Euler.
O novo comandante da equipe, Luiz Antônio, o Luizinho, foi apresentado no dia 1º de julho. No currículo, Luizinho passou por clubes de Colatina (ES) e Castelo (ES). Em Minas, teve passagem pelo América de Teófilo Otoni. Sua última passagem foi pelo futebol espanhol. “Estive por um tempo na Espanha, para cursos táticos. O aprendizado será muito importante para nosso trabalho aqui no VEC. Conheço a equipe, pois treinei o sub20 e tive grata surpresa: 13 atletas subiram para o profissional”, disse.
Segundo o treinador, as próximas semanas serão importantes para otimizar os treinos dentro de campo, visando ao confronto de estreia contra o Boston City “Neste início vamos focar nos treinos físicos e aos poucos vamos incluindo os trabalhos técnicos e, em seguida, os trabalhos táticos, de manhã e à tarde”, ressaltou.

Fase de reconstrução
Fundado em 2017, o VEC terá novamente a chance de alcançar o tão sonhado acesso ao Módulo II em 2020. A inclusão do clube no Mineiro da Segunda Divisão nasceu após um acordo entre presidentes do VEC e do Ponte Nova, para que substituísse a equipe da cidade da Zona da Mata na federação de futebol. A sociedade surgiu por conta da demanda financeira e da falta de apoio dos respectivos times. Nesta temporada, o time de Valadares vai entrar em campo com o seu nome próprio, ao contrário da temporada passada.
A equipe mandará todos os seus jogos no Mamudão.De acordo com a Federação Mineira de Futebol (FMF), o Campeonato Mineiro Segunda Divisão será disputado em quatro fases: classificatória, quartas-de-final, semifinal e final, que será no dia 27 de outubro. Ascenderão ao Campeonato Mineiro 2020 Módulo II o campeão e o vice-campeão da segunda divisão.