Covid-19: Valadares confirma 23 novos casos no fim de semana

Número de óbitos chegou a 10, e 74 pessoas já estão recuperadas; cidade tem 50% de ocupação dos leitos para Covid-19

O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Governador Valadares, na tarde de sábado (23), voltou a ter um número recorde de novos casos confirmados de Covid-19. Dos 114 casos que apareciam na sexta-feira (22), o número subiu para 135, com 21 casos confirmados em um único dia. O boletim de sábado também trouxe mais um óbito em investigação.

Já o último boletim, divulgado na tarde de domingo (24), trouxe duas novas mortes provocadas pela doença. No total já são 10 óbitos confirmados, além de mais uma morte em investigação, totalizando três. O número de casos comprovados chegou a 137. Deste número, 74 pessoas já são consideradas recuperadas.

A prefeitura não divulgou informações sobre quem são os pacientes que faleceram e nem qual era a situação de saúde deles.

boletim de covid-19 24 de maio

Ocupação de leitos

Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (22), a secretária de Saúde de Governador Valadares, Edna Gomes Leite, afirmou que a cidade tem cerca de 50 leitos equipados para pacientes com Covid-19. Ainda de acordo com ela, 50% desses leitos já estavam ocupados até o fim da semana passada. A secretária também afirmou que a cidade ainda não chegou ao pico da doença. De acordo com ela, é difícil prever quando isso deve acontecer, já que o cenário é flutuante e muda conforme as ações tomadas e o comportamento da população.

Caso o número de leitos ocupados chegue a 60%, Valadares deverá entrar na segunda fase do plano de contingência, que envolve a montagem de novos leitos e o uso de hospitais particulares. O prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), também falou sobre articulações com o governo estadual para caso haja necessidade de remover pacientes para um hospital de campanha.

De acordo com ele, a possibilidade de ter um hospital de campanha em Valadares é muito remota. Entretanto existe um projeto para montar uma estrutura em Ipatinga, o que seria benéfico para Valadares, por causa da proximidade.

Valadares não aceitará regulação de leitos pelo Estado

Quando um leito de UTI fica disponível no sistema do SUS Fácil, em qualquer local de Minas Gerais, pacientes necessitados podem ser enviados para lá, independentemente da distância. É assim que funciona o sistema de regulação estadual, que também é válido para os casos de Covid-19.

No entanto a administração de Governador Valadares considerou que esse modo de funcionamento poderia ser prejudicial para a cidade no momento. Por esse motivo, o Decreto 11.164, publicado na última quinta-feira (21), regulamenta que o município não receberá pacientes de fora da macrorregião. Além dos pacientes de Valadares, a cidade também já é responsável por outros 50 municípios.

“Nós só vamos aceitar pacientes da nossa macrorregião que são pactuados com Valadares. Na semana passada veio a notificação sobre um paciente de Timóteo, nós infelizmente não recebemos, porque se não tem lugar pra ele no Vale do Aço, ele tem que ir pra hospital de campanha ou pra BH, que tem um hospital de campanha com 800 leitos vazios. Então, não justifica mandar pra cá, porque nós já vamos ter dificuldade pra atender a nossa macro”, afirmou o prefeito André Merlo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM