GOVERNADOR VALADARES – Governador Valadares tornou-se uma das primeiras cidades de médio porte do Brasil a adotar o Redesim + Livre, um sistema que promete agilizar a abertura de empresas de baixo e médio risco, eliminando burocracias e agilizando processos. A adesão foi oficializada no dia 27 de fevereiro, com a assinatura do decreto pelo prefeito Coronel Sandro.
A nova plataforma faz parte da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) e permite a emissão automática do alvará de funcionamento logo após o registro da empresa na Junta Comercial. A expectativa é de que o sistema esteja em plena operação no segundo semestre de 2025.
Com a integração ao sistema estadual gerido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o município elimina etapas manuais e torna o processo totalmente digital. Segundo a coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor, Hebe Saraiva, atualmente os empresários precisam realizar processos separados para registro na Junta Comercial e obtenção do alvará municipal, o que pode levar até dez dias.
“Com a nova plataforma, o alvará será emitido automaticamente, reduzindo o tempo para cerca de 40 segundos”, destacou Hebe. A Sala Mineira do Empreendedor funcionará como um suporte para os empresários que necessitarem de orientações e assistência durante a implementação do Redesim + Livre.
Comments 1
Legal! Parabéns prefeito pela ótima iniciativa.