Valadarense e ipatinguense vão receber o prêmio de brasileiros “Notáveis” nos Estados Unidos

Notable Brazilian Awards é promovido pelo jornal Brazilian Times e, além de premiar, também conta a história dos brasileiros

Promovido anualmente pelo jornal Brazilian Times, o Notable Brazilian Awards, ou Notável/USA, premia brasileiros de destaque e também conta a história deles nos Estados Unidos. A premiação deste ano acontecerá no dia 13 de novembro, será presencial e realizada na ex-Casa do Brasil, em Manhattan, Nova Iorque.

Neste ano, dois brasileiros da região receberão o prêmio, um de Valadares e uma de Ipatinga. Nesta reportagem do Diário do Rio Doce vocês vão conhecer as histórias de Juliana Madeira e Ademir Siman, além de Rafaela Chaves, de Itanhomi – os três já foram indicados em anos anteriores: os dois primeiros em 2020, mas receberão a premiação em 2021; a última foi indicada em 2019, mas, por causa da pandemia, recebeu o prêmio em janeiro 2021.

A escolha dos brasileiros ocorre por meio de votação online e os agraciados são pessoas que se destacam em diversas áreas na comunidade brasileira: trabalho social, filantrópico, negócios, profissão etc.

Valadares

Ademir Siman é natural de Governador Valadares e foi para os Estados Unidos para trabalhar. Inicialmente, atuou em uma fazenda na região de Massachusetts. Logo depois foi para o ramo da construção, no estado de New Jersey. Segundo Ademir, após um ano e meio no país, com a ajuda de um amigo e da esposa, conseguiu adquirir o próprio comércio. Após quatro anos, ele conseguiu ampliar, equipar e proporcionar melhorias, através da aquisição de máquinas, para melhor produção, e a pedido dos clientes montou uma churrascaria.

Ademir contou com a ajuda de um amigo para abrir o primeiro negócio e hoje é dono de uma churrascaria

Ipatinga

Juliana Madeira é de Ipatinga e chegou aos Estados Unidos em 2016. Atualmente ela mora na Philadelphia. Casada e mãe de um filho, foi para os Estados Unidos para ficar perto do marido, que estava no país havia nove anos. Desde que chegou lá, ela trabalha como manicure. Mais recentemente fez o curso Nais Designer Profissional e pegou o diploma americano. Por se destacar na comunidade em que mora, ela foi convidada pelo Jornal Brazilian Times para receber o prêmio de Notável.

Desde que chegou ao país, Juliana trabalha como manicure

Itanhomi

Rafaela Chaves é natural de Itanhomi e recebeu o prêmio em 2019. Ela chegou aos EUA em 1998 e atualmente reside na cidade de Kearny, em New Jersey. Cidadã norte-americana, ela é casada e tem quatro filhos.

Pastora e missionária, ela já realizou missões em vários países. Em maio de 2016, Rafaela fundou uma ONG (organização não governamental) chamada Missions Ministry A NJ Non Profit Corporation, da qual é presidente.

A brasileira também construiu um orfanato em Moçambique, no continente africano, o qual atende mil crianças órfãs, com 54 funcionários. Através de muita luta e empenho da missionária, o orfanato oferece para as crianças e adolescentes (dos três aos 17 anos) alimentação, educação, higiene bucal e corporal, saúde, esporte e lazer, estudos bíblicos e cursos profissionalizantes. Ela viaja a Moçambique quatro vezes ao ano e leva grupos voluntários.

O trabalho de Rafaela não para por aí. Ela criou um projeto de apadrinhamento que conta com a ajuda de mais de 800 padrinhos e madrinhas. Centenas de igrejas e patrocinadores têm apoiado esse ministério. A mineira também é líder de grupos de capelães.  

Rafaela Chaves construiu um orfanato em Moçambique, no continente africano, o qual atende mil crianças órfãs

Notables Brazilian Awards

O Notables Brazilian Awards foi idealizado pela Brazilian Community Heritage Foundation em 2009, com o intuito de ressaltar e valorizar a mão de obra de brasileiros e a importância de cada setor, desde a houseclean até o empresário. As indicações acontecem todos os anos, de novembro a dezembro.

Depois das indicações, começa a fase de votações, para definir em qual categoria de troféu se encaixam. Todos os indicados recebem o troféu independentemente do número de votos.

O evento é realizado em NY, a duas quadras da Time Square, um local privilegiado e dos mais famosos de NY, que atrai muitos turistas.

Neste ano, por causa da pandemia, o evento será realizado em 13 de novembro. O site em que ficam disponíveis as votações teve quase um milhão de views desde o início, um sucesso que cresce cada dia mais.  

A Brazilian Community Heritage Foundation

A BCHF é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é registrar a história da comunidade brasileira nos Estados Unidos. Tem como principal objetivo contribuir com a inclusão social, a construção da cidadania e de uma vida digna aos brasileiros imigrantes através de programas educacionais e conscientização dos cuidados com a saúde. Ainda tem como perspectiva fundar o Museu do Imigrante Brasileiro nos EUA, homenageando os que tiveram destaque na comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM