Vacinação contra influenza e sarampo começa na próxima semana

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza deste ano começará na próxima segunda-feira (23) e se estenderá até o dia 22 maio. O dia de mobilização nacional, o Dia D, será em 9 de maio.

O adiantamento de um mês da campanha pelo Ministério da Saúde se dá em virtude do cenário nacional de prevenção e combate à infecção provocada pelo coronavírus (Covid-19). Os dois vírus causam sintomas parecidos, porém, a vacina não previne contra o coronavírus, mas protege a população contra o influenza, e pode minimizar os impactos nos serviços de saúde.

A vacinação acontece em três fases para cada público-alvo. São elas:

  • 1ª fase – Início em 23 de março – Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
  • 2ª fase – Início em 16 de abril – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 3ª fase – Início em 9 de maio – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

O objetivo desta campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Por isso a meta da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização, é que pelo menos 90% das pessoas dos grupos sejam imunizadas.

Campanha de vacinação contra o sarampo

A vacinação contra o sarampo será considerada a quarta fase de um mutirão de vacinação na cidade. O público-alvo são adultos de 20 a 49 anos e será realizada de 23 de março a 30 de junho. A ação tem como objetivo interromper a circulação do vírus do sarampo e aumentar o bloqueio vacinal no país.

A Secretaria salienta que manter o cartão de vacinas atualizado é muito importante para manter a população livre de doenças e, assim, não sobrecarregar a rede municipal de saúde com usuários com complicações causadas por esses vírus. (Informações da Prefeitura de Governador Valadares)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Homem é assassinado a tiros no Vila Isa

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Um homem, de 39 anos, foi assassinado no bairro Vila Isa, em Governador Valadares, na noite desse sábado (18). Altair Celestino