[the_ad id="288653"]

Vacinação contra HPV em Valadares: cobertura ainda é baixa

Vacinação contra HPV em Valadares: cobertura ainda é baixa
FOTO: Agência Brasil

GOVERNADOR VALADARES – O Ministério da Saúde  ampliou a campanha de vacinação contra o HPV, oferecendo agora a dose única para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não iniciaram a vacinação. A mudança foi possível após estudos comprovarem a efetividade de uma única dose na proteção contra o vírus. No caso de imunossuprimidos, é preciso manter até três doses.

Contudo, mesmo diante da importância da vacina, a cobertura vacinal em Governador Valadares ainda é baixa. Entre 2014 e 2023, apenas 57,20% das meninas e 32,01% dos meninos de 9 a 15 anos foram vacinados com duas doses.

A vacina contra o HPV é fundamental para prevenir o câncer de colo de útero, verrugas genitais bem como outros tipos de câncer. A coordenadora do setor de Imunização de Governador Valadares, Dra. Márcia Cordeiro, reforça a importância da vacinação.

“Desde 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando com a meta de eliminar o câncer de colo de útero, classificando-o como um problema de saúde pública mundial. E a melhor forma de se proteger contra o HPV, é se vacinar e usar camisinha durante as relações sexuais. Portanto leve seu filho à unidade de saúde da sua área de abrangência e mantenha-o protegido. Vacinas salvam vidas, sim!”, explicou a coordenadora do setor de Imunização, Dra Márcia Cordeiro.

A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Governador Valadares. Dessa forma, para se vacinar, basta apresentar um documento com foto e carteira de vacinação.

Comments 2

  1. ANDREA MIRANDA says:

    Levei minha filha ao posto de saúde mais próximo da minha casa para ela ser vacinada. Chegando lá recebi a informação de que esta vacina não está disponível lá. Então perguntei em qual posto encontraria a vacina, e a mesma não soube me responder. Essa realidade acaba leando ao atraso na imunização das crianças, pois nós pais temos que ficar nos deslocando de posto em posto para saber onde tem ou não tem a vacina.

  2. ANDREA MIRANDA says:

    Levei minha filha ao posto de saúde mais próximo da minha casa para ela ser vacinada. Chegando lá recebi a informação de que esta vacina não está disponível lá. Então perguntei em qual posto encontraria a vacina, e a mesma não soube me responder. Essa realidade acaba levando ao atraso na imunização das crianças, pois nós pais temos que ficar nos deslocando de posto em posto para saber onde tem ou não tem a vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Teatro Atiaia recebe exposição de camisas de futebol

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A partir da próxima segunda-feira (27), a Galeria Monhangara será palco da exposição “Camisas do Campeonato Brasileiro 2024”. Organizada pelo agente