“Um livro encantado por GV” conta a história da cidade de forma lúdica

A obra de Maristela Aubin traz contos e canções sobre pontos turísticos e históricos da cidade, além de um CD que conta com a participação da maestrina Maria Olinda

Lançado em 15 de junho de 2018 pela escritora Maristela Impellizieri Ribeiro Aubin, “Um livro encantado por GV” tinha como intuito atender as escolas de ensino fundamental na cidade. A ideia veio a partir do momento em que a autora, que também é professora, percebeu a dificuldade dos alunos de conhecer a história da própria cidade.

“Sou muito ligada ao que traz história, memória e patrimônio. Percebi a carência do conhecimento da cidade nas escolas, tanto nas particulares quanto nas estaduais e municipais. Estudei a história da cidade e pretendi repassá-la utilizando o método lúdico que a música oferece”, contou.

Natural de Ouro Preto (MG), Maristela começou a estudar a história de Valadares e a entrevistar pessoas que vivenciaram a construção da cidade na época em que ainda era Figueira do Rio Doce. Uma das entrevistadas foi a própria sogra, de 98 anos.   

Além de canções do cancioneiro popular, o livro ainda traz o hino oficial da cidade e uma música composta pela autora em homenagem à Academia Valadarense de Letras, da qual faz parte.

Mas como nem tudo são flores, Maristela, após lançar o livro, sentiu-se decepcionada com a pouca aceitação da obra nas escolas. O exemplar é vendido a preço popular e a procura ainda é pouca. Com a pandemia, ficou ainda mais inviável a venda e a divulgação do livro nas escolas.

“Eu pensei que o livro seria bem mais aceito, já que havia percebido que a história da cidade é pouco conhecida e divulgada. Fiz a apresentação do livro em 2018 e até hoje não recebi nem um convite de nenhuma escola para levar aos alunos a história da cidade, que é encantadora.”

Maristela

A autora sonha em fazer tardes literárias nas escolas com o “autor vivo”, assim que a pandemia passar. Ela conta que teve essa ideia a partir de uma experiência, em que estava em uma biblioteca e uma criança, ao entrar no local, fez o sinal da cruz.

“Quando aquela criança entrou, perguntei porque tinha feito o sinal da cruz e ela respondeu ‘porque aqui só moram fantasmas, porque todos os livros que li o autor já morreu’. Fiquei impressionada com o relato da criança e falei pra ela que não eram só autores mortos: ‘eu, por exemplo, sou escritora e estou aqui falando com você’. A criança, com uma carinha de espanto, perguntou se podia me dar um beliscão para ver se realmente eu estava viva, e assim fez. Quando dei um grito, ele ficou encantado ao saber que existia escritor vivo e que nem todos eram fantasmas, como ele pensava”, relata. 

Para realizar esse sonho de levar a história de Valadares para todas as escolas, ela conta com a ajuda dos amigos Nerio Junior e Leandro Simões, para divulgar e vender os exemplares. Os dois são encantados com as obras de Maristela Aubin e são responsáveis pela venda dos livros.

Além de “Um livro encantado por GV”, uma obra musical que conta a história de Governador Valadares com a emoção de quem viu tudo acontecer bem de perto (vem com um CD), Maristela escreveu “Croac Croac”, que traz uma reflexão sobre o bullying para todas as idades. Aborda com muita psicologia, e ao mesmo tempo de forma lúdica, o delicado tema da aceitação de si mesmo. Também tem uma obra em que trata das frutas de forma lúdica e criativa, dialogando diretamente com as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, inclusive com receitas e espaço para desenhar e colorir.

Na compra dos três livros por R$ 50,00, a pessoa ainda ganha um “Croac Croac” em inglês ou espanhol. Para adquirir o livro, basta entrar em contato com Nerio pelo (33) 99963-4512  ou Leandro, no (33) 9 9151-0687.

Os livros de Maristela Aubin têm uma forma lúdica de chamar a atenção do leitor

Autora

Maristela Impellizieri Ribeiro Aubin é pedagoga aposentada do município, escritora e membro da Academia Valadarense de Letras. A autora ocupa a cadeira nº 6, cujo patrono é o poeta Carlos Drummond de Andrade. Além de “Um livro encantado por GV”, Maristela também escreveu “As Frutas” e “Croac-Croac”, este último com edições em espanhol e inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM