UFJF-GV entrega mais de 2.300 máscaras de proteção face shield através do Covid Zero

Na terça-feira (11), a sede administrativa da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) recebeu representantes de 50 cidades da região leste de Minas Gerais.

Os encontros, realizados no molde drive thru, tinham como objetivo a entrega de mais de 2.300 máscaras de proteção face shield , doadas pelo campus sede da Universidade e destinadas aos profissionais de saúde da região. As ações integram o programa de extensão “Covid Zero: Prevenção da transmissão pelo novo coronavírus e medidas para o enfrentamento da pandemia”.

De acordo com o diretor-geral da UFJF-GV e idealizador do programa, Peterson Andrade, o objetivo é oferecer suporte aos profissionais da saúde, que trabalham em contato direto com o vírus e atuam no combate à disseminação da doença.

“Nesta pandemia, milhares de profissionais da saúde foram contaminados pelo coronavírus, durante o exercício das suas atividades profissionais. Em Governador Valadares, até o dia 3 deste mês, foram 539 profissionais de saúde com diagnóstico confirmado. Por isso, estamos buscando várias formas de oferecer todo o suporte necessário e possível a esses profissionais; seja com doação de EPI, capacitações dos profissionais, divulgação de informações científicas e promoção de comportamentos adequados para a prevenção da contaminação no ambiente de trabalho, doméstico ou comunitário”, explicou Peterson Andrade.

Vulnerabilidade de profissionais de saúde

De acordo com dados do boletim epidemiológico de Governador Valadares, a categoria mais afetada é a dos técnicos de enfermagem, seguida de médicos e enfermeiros. Os altos índices confirmam a vulnerabilidade desses profissionais e reforçam a necessidade de disseminar recomendações de uso correto de máscaras, além de práticas de higienização e autocuidado.

Durante as entregas, a docente e integrante do Covid Zero Alexandra Paiva explicou a importância das máscaras face shield na prevenção da doença, “para proteger do contato com gotículas de saliva e outras secreções, bem como aerossóis que podem ser formados no contato com o paciente. Neste momento de pandemia, quando os EPIs têm estado cada vez mais escassos, as doações representam ainda mais importância aos municípios”.

Proteção

Representando os municípios de Água Boa, José Raydan e Santa Maria do Suaçuí, Agnaldo Souza Pego recebeu 150 protetores faciais, e destacou como o material será importante para proteger os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao vírus: “Essas máscaras face shield serão muito bem recebidas; os profissionais precisam dos cuidados necessários nesta pandemia”.

Nesse sentido, a enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de GV, Osânia Alves de Souza, endossou a importância da doação e agradeceu à UFJF-GV, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, pela parceria.

Os equipamentos doados nessa terça foram fabricados pela Faculdade de Arquitetura da UFJF. As doações foram organizadas a partir do contato feito entre o Campus GV e a Superintendência Regional de Saúde.

“Uma nova cultura interfederativa e interinstitucional foi estabelecida com essas ações em cooperação. Com a chamada pública que fizemos, podemos ampliar ainda mais esse suporte aos municípios, instituições e profissionais de saúde da região”, finalizou Peterson Andrade.

Outras ações estão em andamento para a promoção do suporte aos serviços de saúde,  gestores municipais e Superintendência Regional do Leste de Minas Gerais. Em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, o programa Covid Zero elaborou uma cartilha de orientações para o uso e higienização das face shields. O material está disponível neste link. (Com informações da assessoria de comunicação da UFJF-GV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como