O objetivo é dar a correta destinação às sobras de material de campanha eleitoral
O TRE-MG está lançando mais uma edição da campanha Eleições Sustentáveis, que tem por objetivo sensibilizar candidatas e candidatos, partidos políticos, federações e coligações partidárias a darem destinação ambientalmente correta às sobras de material de campanha eleitoral. Para isso, eles poderão encaminhar o material de propaganda das Eleições 2022 para associações ou cooperativas de reciclagem participantes da ação, durante o período eleitoral ou logo após o dia da eleição.
Qualquer pessoa, candidato ou representante de partidos políticos, federações e coligações partidárias poderá levar as sobras dos materiais de campanha eleitoral às 191 cooperativas e associações participantes. O TRE-MG também encaminhará para as organizações o material de propaganda eleitoral irregular apreendido e não reavido pelos interessados no prazo determinado.
No site do TRE-MG, na página da campanha Eleições Sustentáveis, há orientações para os candidatos e partidos, lista das cooperativas participantes e informações sobre os tipos de materiais que poderão ser encaminhados. Após o final do processo eleitoral, será divulgada na página a quantidade de material arrecadado.
A primeira edição da campanha Eleições Sustentáveis ocorreu em 2018 e resultou na entrega de mais de 11 toneladas de material de propaganda (santinhos, adesivos, papelão, banner e panfleto) às associações e cooperativas de reciclagem de dez municípios mineiros. Em 2020, foram recolhidas mais de 28 toneladas de material em 21 municípios.