[the_ad id="288653"]

Tradicional Expedição Tropeira será realizada em setembro, com percurso entre Minas e Espírito Santo

A Expedição Tropeira chega ao 15º ano de realização em 2022. Nesta edição, a proposta é que a comitiva percorra a Rota Imperial no lombo de muares, tendo como ponto de partida a cidade de Durandé, na Zona da Mata mineira. A expedição tem previsão de encerramento no dia 17 de setembro,  em Venda Nova, no Espírito Santo. Segundo a organização do evento, pelo menos 30 tropeiros de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro confirmaram presença.

Ainda de acordo com os organizadores, o trajeto pelo caminho histórico que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real ainda está sendo elaborado, mas terá aproximadamente 120 km, com saída prevista para a quarta-feira, dia 14.

Em 2021, a comitiva realizou a  Expedição Tropeira em 5 dias, percorrendo alguns trechos da Rota Imperial na região Sul-Serrana capixaba. 

Sobre a Estrada Real 

Criada pela Coroa Portuguesa no século 17, a ideia da Rota era oficializar o trajeto do ouro de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, onde o metal precioso encontraria saída para o mar sem a necessidade do pagamento de impostos. No entanto, só foi inaugurada em 1816, após o declínio da exploração do ouro em Minas.

Em solo capixaba, a Rota tem como marco zero o Palácio Anchieta (Vitória), ajudou no estabelecimento de imigrantes europeus nas Montanhas Capixabas no século 19 e contribuiu para o desenvolvimento do sul do estado, com o transporte de mercadorias pelos tropeiros até meados do século passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM