[the_ad id="288653"]

Título Mineiro de Juniores da Pantera completará 20 anos

FOTO: Arquivo pessoal

Relembre uma das maiores conquistas do Democrata, que, neste ano, comemora 91 anos de fundação

Mais antigo que Valadares, o Esporte Clube Democrata completa 91 anos no dia 13 de fevereiro. Momentos e atletas inesquecíveis fazem parte da história do clube. Um deles foi a conquista do Mineiro de Juniores, que, neste ano, no mês de outubro, completa 20 anos. O elenco formado por jovens atletas carregava na chuteira e no coração a vontade de conquistar o título, ainda inédito para o time alvinegro.

A competição contava com grandes equipes, incluindo os três gigantes da capital: Atlético, Cruzeiro e América. A conquista foi marcada devido ao invejável desempenho apresentado pelo clube valadarense em jogos no Mamudão.

Ernane Rezende

O ex-lateral esquerdo e, atualmente, treinador físico, Ernane Rezende, de 37 anos, integrou o elenco do Democrata de 2003 a 2010. Para ele, o título registrou o começo de uma trajetória de sucesso com o manto alvinegro. “Fui campeão mineiro de juniores em 2003. Em 2005 conseguimos o acesso à primeira divisão do Mineiro. Em 2007 fomos campeão do interior e nesta edição fui considerado o melhor lateral esquerdo do campeonato”, relembra.

Ernane iniciou a carreira jogando futsal e conta que a troca das quadras para os gramados aconteceu um pouco antes do Mineiro de Juniores começar. “Eu jogava futsal e, em 2003, recebi o convite para migrar para o campo. Era o meu primeiro ano e não gostei muito no início, porque, antes do campeonato, o clube disputou a Taça BH de Futebol Júnior e eu não cheguei a ser convocado. Só que após a taça, começou o Mineiro de Juniores e eu fiz parte do elenco. Mesmo sendo mais novo, joguei como titular”, destaca.

Os triunfos contra o Cruzeiro, América e Atlético indicavam que o título poderia vir e eram como combustíveis para os jovens atletas valadarenses. “Eu tinha prazer em acordar e ir treinar. A nossa equipe não pensava só no dinheiro; queríamos jogar e nos divertir. Contávamos as horas para o dia de jogo, principalmente, quando era em Valadares. Depois que vimos a torcida lotar o Mamudão, em um jogo de categoria de base, era só ansiedade e alegria”, comenta Ernane.

Dos gramados para a política

O deputado estadual Enes Cândido (PMN) era um dos integrantes ilustres do elenco campeão de 2003. Com passagens por times como o América-MG e o Águas de Lindoia, no interior de São Paulo, Enes retornou para Valadares no ano do título para compor o plantel de novos talentos.

“Foi um fato histórico. Ganhamos todos os jogos em casa e isso nos trouxe muita força. Com essa campanha em casa, mesmo perdendo o último jogo contra a URT fora e o Atlético perdendo em casa, conseguimos ser campeões”, disse.

Em um ano de estruturação para o Democrata, a motivação para os jogadores era a mesma de jogadores mais experientes. A Pantera focou em criar uma estrutura de um time profissional para que os atletas juniores se sentissem abraçados pela diretoria e também pela torcida valadarense. “Eram jovens naquele momento que queriam mostrar serviço e um bom futebol para ganhar a vida em um time grande, conseguir um bom contrato. E como estava dando tudo certo, o Democrata tinha uma perspectiva de estar nas primeiras colocações. No vestiário era sempre festa porque estava dando tudo certo. Então quando o time joga bem e dá tudo certo, a preparação para os jogos era sempre boa”.

A população de Valadares e o time alvinegro criaram tamanha química ao longo da competição que, após o título, os atletas foram recebidos com festa na cidade e com direito a desfile no carro do Corpo de Bombeiros. “Foi inédito. Nós fomos reconhecidos por Valadares nas ruas e as pessoas estavam indo ao estádio como se fosse o time profissional. O clima na cidade era de uma conquista profissional e não de base, então, isso ficou muito marcado. O estádio cheio, as torcidas organizadas sempre presente nos prestigiando”, comenta Enes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Pedro Lourenço oficializa a compra da SAF do Cruzeiro

🔊 Clique e ouça a notícia SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Pedro Lourenço, conhecido como Pedrinho, 68, dono de rede de supermercados, oficializou, nesta segunda-feira (29), a compra