Timóteo: 56 conselheiros tomaram posse com objetivo de ampliar o controle social no SUS

O Conselho Municipal de Saúde de Timóteo (CMST) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizaram, na segunda-feira (5), a solenidade de posse dos conselheiros que irão atuar no biênio 2022-2024. Ao todo, 56 conselheiros tomaram posse com a tarefa de garantir e ampliar o controle social sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento aconteceu no auditório da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo. O Conselho de Saúde se consolida como um dos principais instrumentos de participação da comunidade na definição das diretrizes e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. O órgão possui composição de formação paritária, ou seja (50%) de usuários, (25%) de trabalhadores de saúde e (25%) gestores e prestadores de serviços.  

A cerimônia contou com a participação do prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, do secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais, e da presidente reeleita do CMST, Maria Petronilha Cardoso Quintão. “O Conselho Municipal de Saúde é um parceiro permanente na formulação e acompanhamento das políticas públicas de promoção da saúde”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde reforçou o compromisso da Administração Municipal com a defesa do SUS, que garante o direito à saúde. “O avanço na qualidade dos serviços da saúde é fruto da eficiência na gestão dos recursos, mas, também, do diálogo constante com o CMST, responsável por indicar as diretrizes e zelar pelo seu cumprimento”, frisou Eduardo Morais. 

Em seu pronunciamento, Maria Petronilha Quintão agradeceu a confiança dos colegas por a reconduzirem ao cargo de presidente. “Vamos continuar trabalhando pela melhoria dos serviços de saúde disponibilizados aos nossos munícipes”, afirmou, ressaltando que a defesa do SUS é a defesa da vida.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM