[the_ad id="288653"]

Temporada 2023 da Pantera foi marcada pelos detalhes

FOTO: Edivair Custódio

GOVERNADOR VALADARES – A derrota por 3 a 1 no último dia 6 para o Anápolis (GO) marcou o fim da trajetória do Democrata no Campeonato Brasileiro da Série D bem como na temporada de 2023.

Sem compromissos em outras competições, o fim da caminhada rumo ao acesso à Série C é carregada de frustração, mas também de muito aprendizado para o clube. “Quem assistiu, viu um time organizado, aguerrido e buscando o resultado. Estou muito satisfeito com o que os jogadores apresentaram. E no final, o que fica é um aprendizado muito grande para todos, para os jogadores, para a comissão técnica e, principalmente, para a instituição Democrata. Tem que corrigir erros e melhorar as coisas para poder buscar o acesso no próximo ano”, disse Paulo Schardong, treinador que completou mais de 60 jogos à frente do Democrata.

De acordo com o treinador, com mais organização e investimento o clube pode brigar pelo acesso à Série C. “O Democrata cresceu e precisamos melhorar a nossa estrutura. Precisamos ter um investimento um pouco maior; precisamos começar [a preparação] um pouco mais cedo, visando essa organização para 2024. Acho que o grande caminho para o Democrata é esse”.

Permanência do técnico

Mas sobre a permanência no clube, Schardong destacou que tem uma boa relação com a diretoria e se identifica com o clube. Sendo assim, o treinador diz que segue conversando com a diretoria do Democrata e ambas as partes têm interesse em dar continuidade ao projeto. “A gente ficou de ter uma outra conversa no próximo final de semana. Passei as sugestões de melhorias para o Democrata continuar crescendo e para fazer as mudanças que precisam ser feitas”, informou Paulo Schardong.

Por meio de nota, a diretoria do Democrata disse que “a temporada de 2023 foi encerrada, como todos sabem. Portanto, comissão técnica e atletas foram dispensados. No entanto em dezembro, para o início da temporada de 2024, faremos a coletiva de imprensa para apresentar todo mundo”.

Durante a Série D, o Democrata entrou em campo 16 vezes. Dessas, conseguiu sair vitorioso em 7, empatou em 5 e perdeu 4 vezes. O saldo de gols terminou positivo, ou seja, foram 19 marcados e 18 sofridos. No grupo A6, a Pantera terminou a 1ª fase em 3º lugar, com 25 pontos.

Entre a chegada e saída de jogadores, a equipe conseguiu se classificar com duas rodadas de antecedência, mesmo não sendo uma das favoritas. Além disso, conseguiu quebrar a invencibilidade da Portuguesa, que liderou o grupo na maior parte da competição.

Temporada teve início em janeiro

Oficialmente, a temporada do Democrata começou em janeiro de 2023, mas desde dezembro a comissão técnica e a diretoria do clube já se movimentavam para formar o elenco para disputar 4 competições no mesmo ano. A primeira vez que entrou em campo, o Democrata já começou com um jogo decisivo. A partida para saber quem levantaria o troféu de campeão da Recopa Mineira também marcou a rivalidade entre Democrata e Athletic. No dia 14 de janeiro, jogando em São João del-Rei, a Pantera não conseguiu marcar contra o time da casa e perdeu por 1 a 0. O gol contra, aos 49 minutos do segundo tempo, sacramentou a vitória para o Athletic.

Uma semana depois foi a vez de dar início à disputa do Campeonato Mineiro de 2023. Com um novo formato, o Democrata disputou apenas 8 jogos e não conseguiu se classificar para a próxima fase da competição. A campanha da Pantera no Mineiro terminou com duas vitórias, 4 empates e 2 derrotas. O time marcou 8 gols e sofreu 10.

Copa do Brasil

Entre o Mineiro e a Série D havia no meio do caminho uma Copa do Brasil. Jogo histórico para o Democrata, que recebeu no Mamudão o Santa Cruz (PB). A noite de segunda-feira do dia 28 de fevereiro era para ser uma noite de festa, mas o empate aos 49 minutos do segundo tempo tirou o Democrata da competição. Assim sendo, o empate em 1×1 deu a classificação para o Santa Cruz na Copa do Brasil.

O 2023 para o Democrata se encerrou ainda faltando 4 meses para o fim do ano. A partida decisiva em Goiânia, contra o Anápolis (GO), foi a última parada dessa jornada da Pantera. A partir de agora a caravana do Democrata se despede dos gramados e fica na expectativa para o que virá em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Pedro Lourenço oficializa a compra da SAF do Cruzeiro

🔊 Clique e ouça a notícia SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Pedro Lourenço, conhecido como Pedrinho, 68, dono de rede de supermercados, oficializou, nesta segunda-feira (29), a compra