Um novo balanço, divulgado na tarde desse sábado, 18, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social estadual, informou que subiu para seis o número de mortos devido à forte chuva que atinge a região Sul do Espírito Santo.
Três pessoas morreram no município de Iconha. Em Alfredo Chaves, onde foi registrado o maior volume de chuvas (foram 249,4 milímetros nas últimas 24 horas), duas pessoas morreram soterradas no distrito de Cachoeirinhas e uma morte foi registrada no distrito de Recreio.
O rompimento do Dique de Limeira, localizado entre Limeira e Jabaquara, provocou inundação em parte do distrito, deixando 20 famílias desabrigadas. Elas foram encaminhadas para o Centro de Convivência de Limeira, no município de Anchieta.
Em Iconha, uma passarela e duas pontes desabaram, o Hospital Danilo Monteiro de Castro foi inundado até o segundo andar, além de carros e árvores arrastados pela correnteza. Em Alfredo Chaves, barreiras caíram na localidade de São Marcos, uma ponte desabou e há pontos de alagamento em toda a cidade.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, houve deslizamento de terra na BR-101, na altura do quilômetro 434, e a pista ainda está parcialmente interditada. Na BR-262, foi registrado deslizamento próximo ao quilômetro 78, e a via também segue parcialmente interditada.
Governo estadual
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, acompanhou na manhã desse sábado, no município de Iconha, o trabalho das equipes da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros, na assistência às pessoas atingidas pelas fortes chuvas. Casagrande afirmou que o governo vai dar apoio ao município e às pessoas afetadas.
“No primeiro momento, vamos dar suporte a quem precisa de abrigo. Vamos ofertar água potável, alimento, materiais de higiene pessoal, colchões e medicamentos. Muitas casas estão sem água, então, vamos disponibilizar caminhões-pipas, e a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) vai ajudar na limpeza das ruas. Estamos em contato com a ECO 101 (EcoRodovias) para que possa ajudar na retirada dos carros, pois muitos foram arrastados”, disse, em nota.
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional do Ministério do Desenvolvimento Regional, Armin Braun, viaja ainda hoje para o estado, para auxiliar a Defesa Civil local.
Em publicação nas redes sociais, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou: “Avisei ao governador que o presidente Jair Bolsonaro oferece toda ajuda necessária à população capixaba.”
Segundo a coordenação de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), há previsão de pancadas de chuva em alguns momentos do dia nas regiões Sul, Serrana, da Grande Vitória, Nordeste e Noroeste do estado.