SMS regulariza fila de espera por consultas oftalmológicas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência em Oftalmologia Social (CROS), conseguiu regularizar toda a fila de espera por consultas oftalmológicas, que tem 5 mil pacientes. Essa era uma demanda reprimida desde o ano de 2016.

O processo de regularização começou em dezembro de 2018, quando a equipe de profissionais do CROS deu início a uma triagem dos usuários. A partir das avaliações da equipe foi possível identificar cada caso e a necessidade específica de cada paciente, se era consulta médica ou se precisava de encaminhamento para realizar outra intervenção. Tudo para garantir o melhor atendimento.

Diversos serviços oferecidos pelo CROS estão sendo realizados em grande escala, de forma mais rápida, eficaz e humanizada. O centro em 2018 contabilizou um total de 3.404 atendimentos; já em 2019, até o dia 7 de outubro, foram 3.202 pacientes atendidos. Esta crescente também se deve à implantação do método de busca ativa por usuários diagnosticados com glaucoma. Houve 80% de aumento no número de atendimentos. Outro ponto positivo para a população é que entre os meses de julho e setembro de 2019 foram feitas 200 cirurgias de catarata.

O que é o CROS

É o departamento responsável pela saúde dos olhos. Desde a consulta a encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos. Tem à disposição dos usuários da rede pública de saúde consultas de refração (para óculos), retinopatia diabética, tratamento de glaucoma, com acompanhamento trimestral e distribuição de colírios para controle da pressão dos olhos, tratamento clínico para casos de infecções e outras doenças oculares, encaminhamentos para cirurgia de catarata, calázio, pterígeo e outras, conforme prescrição médica, além de dar assistência a pacientes que precisam realizar o tratamento fora do domicílio (TFD).

O CROS está localizado na Rua São João, n? 344, no 2º andar da Policlínica. O telefone para mais informações é 3225-0143.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga registra 7 mortes por chikungunya em 2024

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – Ipatinga já registrou sete mortes por chikungunya em 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de