SMS de Valadares aguarda novas diretrizes do Estado para aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19

Pessoas com 19 anos ou mais já começaram a ser imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Governador Valadares. O município continua aguardando o envio de mais imunizantes do governo do Estado para avançar no calendário de vacinação até chegar aos adolescentes, como já vem acontecendo em algumas cidades do país.

Apesar de a imunização avançar para o público jovem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua com a vacinação por repescagem, para aquelas pessoas de outras faixas etárias que ainda não compareceram às unidades de saúde para se vacinarem e pessoas não foram receber a 2ª dose.

Até o momento já foram imunizadas com a primeira dose em Valadares 169.695 pessoas; desse total, 69.709 receberam a segunda dose. De acordo com dados de 2020 do IBGE, Governador Valadares tem 281.046 habitantes.

Até o momento, Minas Gerais já recebeu mais de 22,8 milhões de doses de vacina contra a covid-19 do Ministério da Saúde, e 20.893.175 de doses já foram enviadas aos municípios mineiros. A expectativa do Governo de Minas é ainda em setembro concluir a imunização, com a primeira dose, das pessoas acima de 18 anos e iniciar a vacinação dos adolescentes, com e sem comorbidades, consecutivamente.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares (SMS) informou que está realizando a vacinação para o público jovem acima de 19 anos, e vacinação por repescagem. A SMS ainda alerta a população que não foi tomar a segunda dose da vacina. Vale lembrar que tanto a Coronavac quanto a AstraZeneca e a Pfizer precisam da segunda dose para ser eficazes na imunização.

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que segue vacinando contra a covid-19 e avançando as faixas etárias, de acordo com as doses que são enviadas pelo Governo do Estado. Hoje (26) estão contempladas pessoas a partir dos 19 anos. Há ainda a vacinação por repescagem, para aquelas pessoas das outras faixas etárias que ainda não se imunizaram. Outra ação da SMS é a captação e orientação para que pessoas concluam o esquema vacinal, tomando a segunda dose. No entanto, pode-se observar que está acontecendo de forma lenta, aquém do esperado pelas equipes de imunização”, informa a nota.

Terceira dose

O Ministério da Saúde informou nessa quarta-feira (25) que iniciará, na segunda quinzena de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 no país.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, disse nesta quinta-feira (26/8) que Minas Gerais vai começar em setembro a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. O esquema vacinal será feito com um imunizante diferente do que foi administrado anteriormente e, neste primeiro momento, a terceira dose será destinada para a população idosa (acima de 70 anos) e pessoas com comorbidades.

A Secretaria Municipal de Saúde de Valadares se manifestou sobre o comunicado: “Com relação às novas diretrizes para a aplicação de uma terceira dose dos imunizantes, a SMS aguarda o comunicado oficial do Governo do Estado sobre como será a logística e as doses para iniciar esse processo”.

Até o momento, 35 municípios mineiros já oficializaram a conclusão da aplicação da primeira dose (D1) em 100% da população acima de 18 anos ou mais de idade. São eles: Abadia dos Dourados, Aimorés, Arapua, Berilo, Cachoeira Dourada, Chapada do Norte, Confins, Córrego Danta, Couto de Magalhães de Minas, Cristais, Divino das Laranjeiras, Dom Viçoso, Dores de Campos, Estrela do Indaiá, Fernandes Tourinho, Francisco Badaró, Grupiara, Itamarati de Minas, Jenipapo de Minas, Laranjal, Materlândia, Matutina, Natercia, Oliveira Fortes, Pains, Pedra do Indaiá, Pequeri, Presidente Kubitschek, Rio Doce, Santo Antônio do Monte, São Geraldo, São João das Missões, Serra da Saudade, Virgem da Lapa e Virgolândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM