Setor do varejo em Valadares registra melhoras em comparação com 2020

O setor de varejo registrou avanços na comparação entre julho de 2020 e julho de 2021. Os dados são da pesquisa mensal de comércio, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Governador Valadares, com as medidas sanitárias para o comércio mais reflexíveis do que em 2020, os comerciantes comemoram a recuperação nas vendas.

Segundo a pesquisa mensal do IBGE, o volume de vendas no setor aumentou 1,2%, frente a junho. Foi o quarto crescimento consecutivo do ano. Se comparado com julho do ano passado, o crescimento foi de 5,7%. O resultado do setor em julho foi puxado por apenas duas das cinco atividades – em especial, pelos serviços prestados às famílias (3,8%), que acumulam ganho de 38,4% entre abril e julho. Mesmo com o avanço, o setor ainda está 7,7% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014.

Uma das atividades que mais necessitavam desse avanço nas vendas era a de roupas e tecidos, pois foram bastante afetadas pela pandemia. “Melhorou bastante. Hoje a gente vê que o movimento está bem maior do que antes, as pessoas têm comprado mais. É um alívio enorme”, ressaltou Vanusa Pereira, gerente de uma loja de vestuário e calçados, no Centro de Valadares.

Vanusa Pereira, gerente de uma loja de vestuário e calçados no Centro de Valadares

De acordo com presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV), Jackson Lemos, alguns dos principais motivos para o aquecimento nas vendas no setor varejista são a flexibilização do comércio em Valadares, que atualmente está no nível de alerta baixo contra a covid-19, e o avanço da imunização no município. “As vendas despencaram na época da pandemia. Mas agora elas vêm crescendo satisfatoriamente, e Valadares sente o reflexo dessa pesquisa do IBGE. Quando há um crescimento nesses setores, a cidade vai economicamente bem. Você tem gente na rua comprando, tem mais movimentação e, com isso, Valadares só tem a crescer”, disse.

A expectativa da empresária Roseli Bragança é de que os próximos meses sejam mais positivos para a economia local do que no mesmo período em 2021. “Nos últimos dois meses já deu uma melhorada. Isso anima a gente, pois no início da pandemia foi muito difícil”, disse.

A recuperação das vendas no comércio foi destaque no MG Record, na TV Leste. Confira a reportagem completa neste link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM