Setor de energia solar se reúne com o Governo de Minas

Setor de energia solar se reúnem com o Governo de Minas
FOTO: Divulgação

Zema se comprometeu a apurar os casos de concorrência desleal por parte da Cemig

BELO HORIZONTE – Representantes do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) e do Movimento Solar Livre (MSL) se reuniram com o governador Romeu Zema (Novo). O encontro aconteceu nesta semana, no dia 2, em Belo Horizonte. Na ocasião foi entregue a Zema documentos que apontam irregularidades nas ações da Cemig em relação à geração distribuída.

Os documentos solicitam ajustes urgentes na conduta da Cemig. De acordo com empresários do setor de energia solar, a companhia pratica concorrência desleal contra as empresas do setor. As ações da concessionária teriam gerado o fechamento de centenas de empresas e a perda de vários empregos em todo o Estado, alegam alguns empresários.

Na reunião com o governador, os representantes do setor solar apresentaram um estudo de viabilidade da microgeração. A ideia é demonstrar que a instalação de sistemas fotovoltaicos não tem nenhum impacto negativo para as redes da Cemig.

Por fim, Zema se comprometeu a apurar os casos de concorrência desleal por parte da Cemig. Além disso, o chefe do Executivo de Minas também disse que iria apurar sobre os obstáculos impostos pela distribuidora para os projetos de microgeração de energia.

Entidades do setor de energia solar planejam manifestação em Brasília

Conforme o presidente do MSL, Hewerton Martins, as entidades do setor de energia limpa já planejam uma nova manifestação. A previsão é que o próximo ato aconteça em Brasília, para chamar a atenção do Ministério de Minas e Energia sobre o caso. Na última quinta-feira (28), empresários do setor realizaram um ato de manifestação em frente à Cemig, em Belo Horizonte. 

“As entidades do setor de energia limpa têm buscado o diálogo para o endereçamento dessa questão urgente, que impacta severamente o elo mais fraco da cadeia, os trabalhadores do setor de energia solar que estão com seus empregos em risco”, afirmou o presidente do MSL.

Comments 1

  1. Toniangelo says:

    A Cemig é uma grande empresa e orgulho dos Mineiros, mas suas ações tem prejudicado todo setor de geração distribuída (energia solar) e principalmente impedindo o cidadão de gerar a própria energia. O governo do estado tem que se atentar e coibir essas ações e vou além, o MP deveria investigar sobre a legalidade da existência da Cemig Sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ministro Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid

🔊 Clique e ouça a notícia Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro está preso desde março BRASÍLIA – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira