Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu participam de capacitação sobre o Previne Brasil

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), participaram, na tarde dessa terça-feira (19), de uma capacitação, no anfiteatro da Câmara Municipal, sobre o Previne Brasil. Nesta quarta-feira (20) também aconteceu a capacitação dos enfermeiros e dos dentistas das unidades de saúde.  

O objetivo da capacitação é aprimorar a prestação de serviço à população. Além de informar aos servidores sobre o programa do Governo Federal, que faz parte da implantação do novo sistema de informação adotado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

“Essa capacitação é no intuito de elucidar, mais uma vez, a importância de se realizar de forma correta os cadastros dos usuários do SUS, para que não tenhamos perda nos repasses das verbas de financiamento, para estar sempre atenta à questão do cumprimento dos indicadores, que nós precisamos cumprir no decorrer dos quadrimestres dentro da Atenção Básica à Saúde. Isso também tem por consequência, podermos oferecer uma atenção primária com mais qualidade no sistema de saúde”, explica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Norma do Valle.

Sobre o Previne Brasil

O programa Previne Brasil é um modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento, equipes de saúde bucal, entre outros tantos programas. Informações: Prefeitura de Manhuaçu

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