[the_ad id="288653"]

Seminário debate Regularização Ambiental pelo IEF na Fiemg

Evento ocorreu no auditório da FIEMG em Governador Valadares - Foto: Miguel Bráz/ TV Leste

GOVERNADOR VALADARES – Foi realizado, na tarde desta quinta-feira (6), o II Seminário de Regularização Ambiental pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O encontro, que fez parte da programação da semana do Meio Ambiente, reuniu autoridades da área e outros convidados para tratar sobre as questões ambientais, no auditório da Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

O seminário teve como tema central “Conhecimento para Impulsionar a Sustentabilidade”. Na programação, foram ministradas quatro palestras:

Plano de Manejo do Pico da Ibituruna: visa planejar ações a serem feitas dentro do território.

Cadastro Ambiental Rural: é um cadastro obrigatório para todas as propriedades rurais tendo em vista que os produtores definem dentro da propriedade os tipos de área, por exemplo, preservação ambiental, mata ciliar e área legal.

Programa de Recuperação Ambiental: é uma adesão voluntária em que o proprietário demonstra o interesse em regularizar a propriedade conforme as normas ambientais.

Compensação Ambiental: ação obrigatória quando há o interesse em fazer intervenção ambiental.

A supervisora regional do IEF Rio Doce, Ariane Goulart, explicou que a instituição promove várias atividades voltadas ao Meio Ambiente. “Temos ações distribuídas por todo o território da nossa regional, que abrange 113 cidades. São plantios de árvores, limpeza, palestras, eventos nas escolas, seminários para o público adulto e acadêmico. Então, é uma gama de ações sendo desenvolvidas para lembrar a importância do Meio Ambiente”.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em Governador Valadares, tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, destaca a atuação da corporação na semana do Meio Ambiente.

“Estamos fazendo ações preventivas de incêndio. É importante, agora, a gente [Corpo de Bombeiros] e a população lembrarmos que estamos em um período crítico e propício para os incêndios. A Ibituruna, por exemplo, é uma área de difícil acesso e que o fogo se propaga rapidamente. Por isso, devemos evitar os incêndios. A prevenção é o carro-chefe para cuidarmos do nosso cartão postal”.

DIA DO MEIO AMBIENTE

O Dia do Meio Ambiente foi celebrado em 5 de junho. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 durante uma conferência em Estocolmo, capital da Suécia. O principal objetivo é chamar a atenção de todos para preservar os diversos tipos de ecossistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

TBT – 50 Anos atrás

🔊 Clique e ouça a notícia Olá turma do Segundo Ano Cientifico do Colégio IBITURUNACampeões do 1º. Jogos Estudantis do Colégio Ibituruna (JECI) – 1974Nos encontraremos no dia 6 de