Semana de Acolhimento promove aproximação entre escola, alunos e comunidade escolar

Ação foi realizada de forma remota entre os dias 8 e 12 de março e permitiu, também, que os estudantes conhecessem as propostas pedagógicas para o ano letivo de 2021

Desde o dia 8 de março, data em que se iniciou o ano letivo de 2021, de forma remota, as escolas da rede pública estadual de ensino estão promovendo a Semana de Acolhimento. O objetivo da iniciativa foi fazer com que as unidades de ensino promovessem atividades de acolhimento dos alunos e desenvolvessem ações de estreitamento dos laços com a comunidade escolar, além de permitir a identificação dos estudantes com as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Mariela é diretora da Escola Estadual Coronel Pacifico Faria, no município de Pedra Azul. Foto: Arquivo Pessoal

Na Escola Estadual Coronel Pacifico Faria, no município de Pedra Azul, os estudantes conheceram, de forma remota, a equipe da escola e ficaram sabendo das melhorias que estão sendo feitas na infraestrutura da unidade de ensino. Além disso, falaram sobre as ferramentas do Regime de Estudo não Presencial, como conta a diretora Mariela Alves Lopes Fernandes. “Para cada dia da semana, tivemos uma atividade previamente organizada. Foram momentos de motivação e de conversa. A nossa escola está em reforma do espaço físico. Fomos contemplados pelo programa Mãos à Obra e eu quis mostrar isso para os alunos”. Ela comentou que o momento também foi de votação dos nomes das turmas e dos representantes de classe.

Mariela destaca a importância da realização da Semana de Acolhimento. “Na nossa escola sempre trabalhamos com acolhimento. Os Planos de Estudos Tutorados (PETs) e os componentes curriculares são importantes para o conhecimento organizado, mas nada disso é possível se a gente não estiver próximo do nosso aluno. É uma semana de sensibilização, em que instigamos no estudante a vontade de aprender”, conclui.

A diretora Eliane também aprova a Semana de Acolhimento como estratégia para estimular o aprendizado do estudante. Foto: Arquivo Pessoal

Na Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria, em Cachoeira de Minas, a diretora Eliane Janaina de Paula Campos também aposta na Semana de Acolhimento como uma ação importante para estimular o aprendizado. “As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo aproximar, criar e fortalecer vínculos entre estudantes, professores e familiares, mesmo que remotamente. Consideramos o acolhimento com uma prática pedagógica muito importante, pois um ambiente acolhedor e afetuoso exerce grande influência na aprendizagem”, ressalta.

Alunos apoiam a iniciativa

Na Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva, no município de Pouso Alegre, foi realizada uma live que contou com a participação de professores e alunos. O site Estude em Casa e o aplicativo Conexão Escola 2.0 foram algumas das ferramentas apresentadas. A aluna do 1º ano do ensino fundamental, Rebeca Ferreira Guedes, iniciou seus estudos na escola este ano e, depois da Semana de Acolhimento, está ansiosa para o início das atividades. “Eu tenho a apostila e a professora encaminha tudo pelo grupo. Ela contou para todos que o ano vai ser muito legal e a minha expectativa é que realmente seja muito bom”, revela.

A aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Lessa, no município de São Miguel do Anta, Letícia Fialho Lopes aprovou as ações realizadas pela unidade de ensino durante a Semana de Acolhimento. “Com essas atividades diferenciadas, os alunos podem ter ainda mais contato com os professores e colegas, mesmo sendo de forma remota”. A estudante também falou sobre a expectativa para o ano letivo. “São as melhores possíveis. A escola disponibilizou vários recursos novos que nos deixaram ainda mais motivados a estudar”, afirma.

Ano letivo de 2021

Passada a Semana de Acolhimento, a partir da próxima segunda-feira (15/3), as escolas e estudantes iniciarão as atividades focadas nas ferramentas do Regime de Estudo não Presencial.

Os Planos de Estudos Tutorados (PETs) já estão disponíveis para baixar, gratuitamente, no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Os estudantes que não têm acesso à internet receberão as apostilas impressas, da mesma forma como ocorreu nos volumes do material ofertados em 2020. A logística e a organização para a entrega serão feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.

Os alunos da rede também poderão acompanhar as teleaulas do Se Liga na Educação. A exibição do programa acontece das 7h30 às 12h30, pela Rede Minas ou pelo canal do youtube da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Outra ferramenta que os estudantes terão acesso no ano letivo de 2021 é o Conexão Escola 2.0. O aplicativo foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. O app já pode ser baixado na Google Play Store e segue com a navegação patrocinada pelo Governo de Minas para o uso das funcionalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM