Secretário de Saúde do Estado anuncia retomada das obras do Hospital Regional

Na manhã desta quarta-feira (16) o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve em Governador Valadares para se reunir com o prefeito André Merlo e demais autoridades do município. Segundo Baccheretti, o objetivo da visita é tratar sobre a retomada das obras do Hospital Regional. O propósito central da reunião foi definir qual será a vocação dos atendimentos da nova unidade.

O secretário ressaltou que o novo hospital não atuará como uma substituição do Hospital Municipal, mas deverá agregar à rede pública de saúde do município. “Foi muito boa a discussão. Já temos um escopo inicial como um hospital referência em trauma. Serviços de alta e média complexidade devem existir também”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, a estrutura do novo hospital contará com nove salas cirúrgicas, 40 novos leitos de CTI, mais de 200 leitos, além de um setor de imagem completo e moderno.

Quanto à aquisição dos equipamentos, Baccheretti informou que as compras se iniciarão em janeiro. A partir da retomada das obras, o prazo estipulado para a entrega do novo hospital apto a atender a população é de 24 meses. “Temos a expectativa de que no segundo semestre de 2024 este hospital já esteja funcionando”, disse o secretário. Já a retomada das obras deverá ocorrer ainda no final deste ano.

Vocação

Na reunião, um dos apontamentos do prefeito e do secretário de Estado, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, foi a necessidade de definir qual será o foco dos atendimentos de cada hospital.

“O que já sabemos desta primeira reunião é que será um hospital de referência em ortopedia e traumas. Vai ser o cerne do hospital. Teremos os melhores equipamentos. A gente precisa definir a base do hospital para já começar, em janeiro, a comprar esses equipamentos para que, quando o hospital estiver pronto, todos esses equipamentos estejam lá. Então isso é a base deste hospital”, esclareceu Baccheretti.

O prefeito André Merlo aproveitou a ocasião para enfatizar a importância desta retomada para um futuro alívio nos atendimentos do Hospital Municipal, que atende Valadares e região. “Nós temos o Hospital Municipal que opera como regional e ele está ‘estrangulado’. Nós temos, às vezes, corredores cheios. E a gente tem trabalhado junto com o governo do Estado para resolver essa questão em Valadares e região. Então é muito importante a vinda do secretário. Queria parabenizar e agradecer ao Estado – poucos secretários de Estado de Saúde vêm discutir a questão técnica – e dizer que nossa expectativa está sendo cumprida”, acrescentou.

Falta de vacinas contra covid-19 para crianças

O secretário Fábio Baccheretti também aproveitou para esclarecer alguns questionamentos voltados à falta de imunização contra a covid-19 para o público infantil e atribui o problema a uma possível compra desproporcional.

“Isso preocupa porque o Governo Federal fez uma compra menor do que a necessidade e a gente não vê um movimento de novas compras. A gente defende a vacinação acima de 6 meses de todo o público. Governador Valadares vem vacinando muito bem, venho acompanhando os dados. Mas a gente não pode ter a criança e não ter a vacina. Então a gente vem insistindo. Na segunda-feira (14), fiz uma reunião com os outros secretários de Saúde e nossa discussão é definir logo a compra de mais vacinas para que a gente consiga fazer novos reforços de todo o público e garantir a vacinação das crianças”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM