Saiba como ter acesso ao serviço gratuito de castração de cães e gatos em Valadares

Normalmente, Luna, uma vira-lata de dois anos, é uma das companheiras da dona Maria de Fátima durante o tempo em que a passadeira fica em casa, mas hoje foi um dia fora da rotina. Na tarde desta segunda-feira (15) o passeio foi para um lugar um pouco diferente, o Centro de Zoonoses de Governador Valadares, que fica no bairro Santos Dumont II. 

“A minha vizinha castrou a [cachorra] dela, aí ela falou comigo sobre isso. A gente entrou no site da Prefeitura, fizemos um cadastro e conseguimos marcar a castração. Em menos de oito dias a gente conseguiu e estamos aqui agora”, disse a dona Maria de Fátima Martins Miranda, que optou pela a castração da cachorra por não ter espaço na casa que comporte mais animais. 

Dona Maria de Fátima e Luna aguardando o início dos atendimentos no Centro de Zoonoses – Crédito: DRD/ TV Leste

Hoje a Luna foi uma das 18 pacientes atendidas pelos veterinários do Castramóvel (que, apesar do nome, fica estacionado no Centro de Zoonose). Todo procedimento é feito dentro de uma base, uma espécie de trailer de carro, preparada para fazer a castração dos animais.

O tempo de duração da operação varia de acordo com o paciente (cão ou gato), e se é macho ou fêmea; segundo a veterinária do Centro de Zoonoses, esse procedimento costuma ser realizado em torno de 15 a 40 minutos. Após a operação de castração é importante que o tutor redobre os cuidados com o animal, para ajudar no processo de recuperação. 

“O pós-operatório é de 15 dias. No final da cirurgia a veterinária passa direitinho a explicação de como são feitos os cuidados, os curativos e também os medicamentos que as pessoas irão precisar administrar. No final dos 15 dias é só retornar aqui para a retirada dos pontos”, destacou Dâmarys Fogaça, veterinária no Centro de Zoonoses. 

Controle populacional de cães e gatos

Para se ter uma noção da importância do procedimento de castração, o Centro de Zoonoses de Governador Valadares, atualmente, mantém no local mais de 40 animais que foram abandonados ou sofreram maus-tratos. Esse número ultrapassa a quantidade máxima de animais que o centro comporta e é um dos sinais que apontam para a necessidade de manter um controle populacional desses animais domésticos no ambiente urbano.     

“A principal importância do Castramóvel é o controle populacional de cães e gatos, que ao longo do tempo seriam milhares e milhares de animais procriando e possivelmente sendo abandonados pelas ruas”, explicou a Dâmarys Fogaça.

Dâmarys Fogaça, veterinária no Centro de Zoonoses – Crédito: DRD/ TV Leste

O serviço de castração, oferecido de forma gratuita pelo Município, é realizado desde de 2020 e pode ser encarado como uma política pública de controle populacional de cães e gatos na cidade. Nesses dois anos de projeto, o Centro de Zoonoses contabiliza mais de 3 mil animais atendidos. 

“A reprodução desses animais se torna exponencial. Então, na verdade, esses 3 mil animais, ao longo desses dois anos, se tornariam dezenas de milhares de animais que poderiam estar procriando, sendo abandonados, sofrendo abandono e maus-tratos”, disse a veterinária.

Como ter acesso ao serviço gratuito de castração de cães e gatos?

Nesses dois anos de projeto, o Centro de Zoonoses contabiliza mais de 3 mil animais atendidos – Crédito: DRD/ TV Leste

Para solicitar a castração do animal é preciso seguir alguns critérios, que serão analisados para a realização do procedimento:

  • O tutor do animal precisa ter mais de 18 anos;
  • Residir no município de Governador Valadares por um período mínimo de um ano;

Os animais que serão submetidos a cirurgia precisam apresentar exame negativo de leishmaniose, ter idade entre 6 meses a 7 anos, estar em boas condições de saúde, livre de pulgas e carrapatos, estar com a vacinação antirrábica atualizada. 

O Centro de Zoonoses em Governador Valadares fica na rua Soldado Edson Veloso, s/nº, bairro Santos Dumont II. O telefone de contato é o (33) 3273-1014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM