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Restaurantes e bares lutam pela “sobrevivência” em meio à pandemia do coronavírus

GOVERNADOR VALADARES – Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uma das maiores preocupações que surgiram foi com relação à aglomeração de pessoas, visto que o vírus pode facilmente ser transmitido nesse tipo de situação. E para conter a disseminação, os governantes acabaram decretando medidas para evitar o contato entre as pessoas.

Desde que foram decretadas restrições de isolamento social, o comércio vem vivendo dias de caos. Cada um se adapta como pode às exigências. Proprietários de restaurantes em Governador Valadares tentam compensar as perdas nos negócios com um menu voltado para entregas (delivery).

Após novo decreto editado pelo prefeito André Merlo (PSDB), restaurantes e bares continuam com as portas fechadas, podendo, além das formas de atendimento já permitidas nos decretos anteriores, atender seus clientes mediante prévio agendamento. Uma forma que tem dado resultado.

Nova realidade

Donos de restaurantes na região central são obrigados a colocar sua criatividade à prova para poder continuar tendo alguma receita e pagar as contas fixas – aluguel, água, luz – e manter a folha de pagamento, para evitar demissões.

A alternativa encontrada por Ricardo Rocha foi fazer um rodízio no horário de trabalho dos funcionários, para não perder as vendas. Ele é proprietário de um restaurante de massas no Centro.

“Tem sido cada vez mais difícil se adaptar a essa situação, mas não temos outro jeito. As entregas estão sendo feitas na porta ou delivery. Apesar de estar dando certo, ainda está muito longe do que era antes”, relatou Ricardo.

Para muitos restaurantes, no entanto, não houve outra escolha a não ser reduzir o número de funcionários e realizar vendas on-line.

“Depois do decreto da Prefeitura, nós tivemos que fechar as portas, e resolvemos trabalhar com entregas. Os aplicativos de entrega de comida facilitam muito. Hoje em dia todo mundo tem um celular e as pessoas já estão acostumadas a pedir comida on-line”, disse Jackson Machado, gerente administrativo de um restaurante no Centro.

Aplicativos são muito utilizados na hora de fazer essas compras, mas whatsapp ou até mesmo outras redes sociais também têm sido usados pelos estabelecimentos para alcançar os consumidores. Assim, lanchonetes, restaurantes e bares que já faziam vendas on-line vêm buscando maneiras de contornar a situação.

Jepherson Madureira, funcionário de um restaurante no bairro Esplanada, contou como o estabelecimento está lidando com as restrições: “Estamos sem fazer atendimentos presenciais há mais de 15 dias, o que prejudicou toda a nossa estrutura. Hoje nós continuamos com delivery. Infelizmente, o serviço de entrega não arca com todas as despesas, mas ameniza a situação no atual cenário em que vivemos”, contou.

Drive-thru 

Outros estabelecimentos apostam no drive-thru, serviço de vendas, normalmente fast food, que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro. Em Valadares, alguns lugares funcionam meio expediente e com horário agendado, para evitar congestionamento no trânsito.

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