O queijo Giovanna conquistou o ouro no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers
GOVERNADOR VALADARES – Uma queijaria valadarense conquistou mais uma vez o ouro no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França. Desta vez, no entanto, o título foi conquistado pelo queijo Giovanna. Em 2021, aliás, a empresa já havia conquistado o ouro com o queijo “Valentina”. Na mesma edição, o queijo Giovanna foi prata, assim como o “Solera” e o “Ribeiro Fiorentini” 120 dias.
O Mondial du Fromage et des Produits Laitiers é um dos mais importantes concursos de queijos do mundo. Por isso ele acontece a cada dois anos em Tours, na França. Em 2023, por exemplo, o concurso recebeu mais de 4.000 queijos de 40 países.
Portanto a conquista do ouro pelo queijo Giovanna é mais uma demonstração do alto nível da produção de queijos mineiros. De acordo com Izabela Fiorentini, participar do concurso da França é sempre um motivo de orgulho.
“Participar do concurso da França é sempre motivo de muita honra porque esse é um dos principais concursos do mundo. Então trazer uma premiação de lá, principalmente o ouro, mostra que estamos no caminho certo, que a gente pode melhorar ainda, e é motivo de grande alegria porque é um concurso muito conceituado e muito difícil”, contou.
Mas esta é a segunda vez consecutiva que o queijo Giovanna recebe medalha de ouro. Em julho deste ano, o queijo já havia sido premiado com o ouro no VI Prêmio Queijo Brasil 2023, um dos principais campeonatos do setor no Brasil. Na ocasião, o queijo recebeu 95 pontos e foi aclamado pelos avaliadores por cumprir o que prometia em termos de aparência, aroma, sabor e textura.
A queijaria Ribeiro Fiorentini faz parte da Rota Gastronomia Afetiva.
Confira, portanto, a relação de prêmios da empresa:
- Valentina – ouro 2021 – Mondial du Fromage et des Produits Laitiers e prata no V Prêmio Brasil de Queijos 2019;
- Giovanna – bronze no V Prêmio Queijo Brasil 2019, prata 2021 – Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, prata no Concurso Mundial de Queijos do Brasil 2022 ;
- Solera – prata 2021 – Mondial du Fromage et des Produits Laitiers;
- Ribeiro Fiorentini 120 dias – prata 2021 – Mondial du Fromage et des Produits Laitiers e prata no Concurso Mundial de Queijos do Brasil 2022;
- Queijo Chou – bronze 2019 – Mundial de Queijos do Brasil e Bronze no V Prêmio Brasil de Queijos 2019;
- Meia Cura Tradicional – bronze 2019 – V Prêmio Queijo Brasil e prata no Concurso Mundial de Queijos 2022;
- Queijo Luiza – bronze no Concurso Mundial de Queijos 2022;
- Queijo Giovanna – medalha de ouro no VI Prêmio Queijo Brasil 2023;
- Queijo Luiza – medalha de prata no VI Prêmio Queijo Brasil 2023;
- Queijo Sula – medalha de prata no VI Prêmio Queijo Brasil 2023;
- Queijo Chou – medalha Bronze no VI Prêmio Queijo Brasil 2023;
- Queijo Solera – medalha Bronze no VI Prêmio Queijo Brasil 2023;
- Queijo Chou – bronze na Expoqueijo Brasil 2023.
CONFIRA REPORTAGEM DA TV LESTE SOBRE A PRODUÇÃO: