[the_ad id="288653"]

Quaresma: tempo de reflexão e preparação para a Páscoa

FOTO: Divulgação CNBB

Campanha da Fraternidade busca inspirar ações concretas de caridade e combate à exclusão

GOVERNADOR VALADARES – Na última quarta-feira (14), iniciou-se o período litúrgico da Quaresma, marcando um tempo de reflexão profunda, conversão e preparação para a Páscoa. Durante esse período, que se estende até a Quinta-feira Santa, os fiéis são convidados a mergulhar em uma profunda espiritualidade, voltando-se para a fé e para si mesmos, em um momento de encontro com Deus.

De acordo com o padre Lucas Aredes, da Diocese de Valadares, a Quaresma não é apenas um período de práticas externas, mas sim uma oportunidade para uma experiência de encontro com a misericórdia de Deus. “É tempo de ir às profundidades do coração, reconhecendo misérias e fragilidades, lançando-se no caminho não de perdição, mas de reconciliação e vida”, afirma o pároco. As práticas tradicionais da Quaresma – jejum, oração e esmola – são destacadas como caminhos para o processo de conversão e reconciliação.

Jejum, esmola e oração

O jejum convida à reflexão sobre os excessos e à busca por uma vida mais austera e simples, enquanto a oração é apontada como um caminho de diálogo com Deus. “É uma prática comum e de extrema importância. Oração conduz a vida, e a vida diz a oração. A Quaresma chama a experiência da oração para direcionar o centro e o sentido da vida”, pontua o padre Lucas. Por sua vez, a esmola é vista como uma prática contínua de caridade e fraternidade, inspirando os corações à generosidade e ao cuidado com o próximo.

FOTO: Divulgação Diocese de Valadares

Padre Lucas ressalta ainda que a Quaresma não é apenas um período de passagem, mas sim um convite e um sinal para a preparação do corpo, da alma e do espírito. Nessa época, os cristãos são chamados à disciplina, quietude e simplicidade. “A Quaresma nos mergulha no essencial da vida, naquilo que mais necessitamos. Expõe nosso excesso e esclarece a nossa verdadeira natureza”, declara o pároco. O tempo litúrgico em questão não significa apenas uma passagem para os cristãos, mas também um convite à espiritualidade.

Nesse sentido, os dias quaresmais são considerados verdadeiros dias de retiro espiritual, regados pela palavra de Deus e pela inspiração do Espírito Santo, conduzindo os fiéis ao Mistério Redentor de Cristo. Dessa forma, a Quaresma apresenta-se como um tempo de intensidade espiritual, marcado por práticas penitenciais, exame de consciência e reconciliação, visando a preparação adequada para a celebração da Páscoa.

‘Vós sois todos irmãos e irmãs’

No cenário da Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança anualmente a Campanha da Fraternidade (CF), uma iniciativa que transcende os limites eclesiásticos, convocando não apenas fiéis católicos, mas toda a sociedade a refletir e agir em prol da caridade e da solidariedade.

Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, a CF 2024 propõe uma reflexão profunda sobre as situações de inimizade e divisão que permeiam nossa sociedade contemporânea. O lema dessa edição é: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23, 8). Em acordo com as palavras do Papa Francisco, a campanha destaca a importância da amizade social como um amor que transcende fronteiras geográficas e sociais. Dessa forma, é incentivada a ampliação do círculo de solidariedade para alcançar aqueles que muitas vezes são excluídos do convívio diário.

Um dos pilares da CF é a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada durante as celebrações do Domingo de Ramos. Dos recursos arrecadados, 60% são destinados a projetos sociais das dioceses e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que apoia iniciativas sociais em todo o país.

A campanha desse ano visa orientar os fiéis e toda a sociedade a percorrer um caminho quaresmal em três perspectivas fundamentais: identificar as situações de inimizade que geram divisões e violência; inspirar-se no Evangelho como fonte de unidade e família; e agir com comprometimento e responsabilidade na busca por uma transformação pessoal e comunitária.

Ao abraçar o desafio de promover a fraternidade e a amizade social, a Campanha da Fraternidade convida a todos a refletirem sobre seu papel na construção de uma sociedade mais justa, solidária e acolhedora, onde todos sejam reconhecidos como irmãos e irmãs, independentemente de suas diferenças.

Comments 1

  1. Lúcia says:

    Quaresma tempo de reflexão sobre nós o que estamos fazendo pra melhorar nossa vida espiritual.Aqui é tudo passagem tudo passa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga divulga atividades da campanha Maio Amarelo

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), divulgou as atividades durante o Maio