Puxada por queda dos combustíveis, setembro registra deflação de 0,29%

O IPCA caiu pelo 3º mês seguido e desacelerou para uma taxa de 7,17% no acumulado de 12 meses

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma queda de 0,29% em setembro deste ano. Esse foi o terceiro mês consecutivo de deflação, segundo dados divulgados nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado veio da queda dos preços dos combustíveis, em particular a gasolina.

Apesar da queda, o IPCA ainda acumula alta de 4,09% em 2022. Já nos últimos 12 meses, a taxa passou para 7,17%, o menor patamar desde junho de 2021.

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, quatro tiveram queda em setembro. O resultado, mais uma vez foi influenciado pelo grupo dos Transportes (-1,98%), que teve maior impacto na deflação, contribuindo com -0,41 ponto percentual (p.p.). Em seguida, vieram os setores de Comunicação (-2,08%) e Alimentação e bebidas (-0,51%), ambos com -0,11 p.p, enquanto os preços dos Artigos de residência caíram 0,13% e tiveram impacto de -0,1 p.p..

Combustíveis

Assim como nos meses anteriores, a queda no setor de Transportes é puxada pelo preço dos combustíveis (-8,50%). Segundo o IBGE, a gasolina (-8,33%) foi quem teve mais peso na deflação. Além disso, foram registradas quedas no etanol (-12,43%), óleo diesel (-4,57%) e gás veicular (-0,23%).

Segundo o economista Marcos Chaves, com a baixa no preço dos combustíveis o custo do transporte fica menor, beneficiando profissionais que dependem disso. “Temos uma das gasolinas mais baratas do mundo, e esse fator reflete positivamente na vida dos brasileiros, através do menor custo da operação para os milhares de entregadores, motoristas de aplicativos, taxistas, entre outros negócios que dependem do transporte”.

Erivelto Siqueira é motorista de aplicativo em Governador Valadares e comemora a redução do preço da gasolina. “O meu custo principal é a gasolina, acredito que nós, motoristas, somos uma das categorias que mais percebem essa variação. Estou abastecendo com o mesmo valor de antes e rodando mais e isso ajuda muito no final do dia”.

Ele conta que, além dos motoristas, os passageiros também acabam economizando. “O preço cobrado dos passageiros também é menor, houve uma época que não se encontrava motoristas e os preços estavam muito mais altos, agora está caindo de novo. Assim, todos somos beneficiados”, afirmou.

Sobre o IPCA 

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, baseado em famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos, residentes em áreas urbanas. 

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados entre 29 de julho e 29 de agosto de 2022 (referência) com os preços vigentes entre 30 de junho e 28 de julho de 2022 (base).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

PM apreende adolescente e recupera celular roubado

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na manhã dessa quinta-feira (30), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apreendeu um adolescente envolvido em um roubo e conseguiu