[the_ad id="288653"]

Projeto oferece imersão audiovisual, gravação e exibição de curtas-metragens

Projeto oferece imersão audiovisual, gravação e exibição de curtas-metragens
FOTO: Gustavo Louzada

GOVERNADOR VALADARES – Moradores de 25 municípios do Espírito Santo e Minas Gerais têm até domingo (10) para se inscrever no Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas III. A iniciativa oferece aos autores selecionados a oportunidade de transformar suas histórias em filmes, com a orientação técnica e o suporte de equipamentos do projeto. Aliás, o projeto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Instituto Marlin Azul e o Ministério da Cultura (Governo Federal) são os responsáveis pela realização do concurso. O prazo de inscrição termina às 23h59 do dia 10 de dezembro.

O objetivo do projeto é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformá-las em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.

Podem participar moradores com mais de 18 anos de idade que residam em uma das cidades contempladas pelo concurso:
  • Espírito Santo: Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu
  • Minas Gerais: Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, João Monlevade, Nova Era, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e Catas Altas

A temática é livre

Podem ser histórias reais ou inventadas, de qualquer gênero, como causos, dramas, romances, suspenses, algo sobrenatural, inspirado ou não em fatos reais. Também é possível enviar histórias baseadas em acontecimentos históricos, em uma personalidade, em um lugar, ou até mesmo baseado em uma história de família.

Assim, para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário de inscrição, anexar a história e cópia dos documentos (CPF, RG e comprovante de residência), via online. Ou enviar em um mesmo envelope o formulário preenchido e assinado, cópia do RG, CPF e comprovante de residência através dos Correios para o endereço: Projeto Curta Vitória a Minas III – Instituto Marlin Azul – Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570 – Jardim da Penha – Vitória (ES) – CEP: 29.060-720.

Sobre o resultado do concurso

A organização do projeto divulgará o resultado do concurso em fevereiro de 2024. Os autores das dez histórias selecionadas participarão de uma imersão audiovisual de 15 dias. Dessa forma poderão aprender com profissionais de TV e do Cinema como fazer um filme. Eles aprenderão noções de roteiro, direção, fotografia, som, produção, direção de arte, direitos autorais e mobilização comunitária.

Ao final do curso, cada autor voltará para sua cidade de origem com o roteiro e o plano de produção. Então a partir disso iniciar a pré-produção da gravação do curta-metragem, sempre com o acompanhamento técnico do projeto. No decorrer das filmagens, o selecionado contará com uma equipe formada por um diretor de fotografia, um técnico de som e uma produtora. Depois, na montagem, um editor de imagens e um finalizador o/a acompanharão na edição do filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM