Projeto #Nem Te Conto abre janelas para o mundo

Projeto Literário é promovido pela Escola Municipal Monteiro Lobato e tem por objetivo despertar nos alunos o gosto pela leitura

Como ocupar, com qualidade, o tempo de alunos que se encontram em isolamento social por conta do novo coronavírus? #Nem Te Conto! Aliás, Conto Sim. Os educadores da Escola Municipal Monteiro Lobato, que fica no distrito de Córrego do Melquíades, encontraram a solução: fazer com que crianças e jovens embarquem numa viagem pelo mundo da imaginação através do universo da leitura.

O Projeto literário, que ganhou o nome de #Nem te Conto, está agitando alunos, pais, escritores locais e toda a comunidade escolar do distrito. Mais do que despertar o gosto e o prazer pela leitura, o projeto tem por objetivo promover o enriquecimento do vocabulário dos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais e finais; melhorar a ortografia; a interpretação de texto e, principalmente, formar adultos capazes de manifestar seus sentimentos e construir saberes, bem como minimizar os impactos causados pela pandemia. Também são objetivos do projeto estreitar os laços entre família e escola e oportunizar aos estudantes a utilização de ferramentas tecnológicas on-line.

A abertura aconteceu no último dia 9, on-line, utilizando a ferramenta Google Meet. Na ocasião, os alunos dos anos finais se apresentaram, narrando poemas e textos literários. “Fico sem palavras ao ver toda a comunidade escolar mergulhar no mundo das letras. Espero, juntamente com os demais professores envolvidos, despertar neles o interesse e a apreciação pela leitura por toda a vida”, explicou o professor de inglês e oficina de Letramento Literário Fabrício Barbosa Machado.

Os passos seguintes serão trabalhar com os alunos textos dos seguintes poemas e contos: “O adolescente” (de Mário Quintana); “Juventude” (de Nathália Amorim); “Poema Matemático” (de Millôr Fernandes); “Como matar a saudade” (de Marcelo Rocha – escritor local) e “No meio do caminho” (de Carlos Drummond de Andrade). Os estudantes vão fazer pesquisas sobre os autores, bem como análises dos poemas e contextualizações nesses tempos de pandemia até 30 de setembro deste ano. O projeto tem feito tanto sucesso, que os professores decidiram prorrogá-lo até o terceiro bimestre.

No final do projeto, os estudantes devem escolher um dos textos estudados e fazer uma paródia sobre o texto. Para finalizar, será realizado um evento com o nome “Poema na Árvore” – no qual será convidado um escritor regional. A ideia é pendurar os textos feitos pelos alunos nas árvores do distrito, que conta com muita área verde.

Além de Fabrício, também participam do Projeto as professoras Gleysiana Diamantino Dias (Língua Portuguesa), Rafaela Teixeira de Miranda e Ilda Maria Sousa (Regentes de turmas – anos iniciais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM