[the_ad id="288653"]

Professora de Capitão Andrade (MG) é indicada a prêmio de Literatura em Nova York

Eliana Marcolino e Dulce Gil são autoras do livro “Cartas pra Elas”. A obra concorre na categoria Literatura, no gênero Biografia

A professora e jornalista Eliana Marcolino, autora do livro “Cartas pra Elas”, está concorrendo ao prêmio de Literatura pela Focus Brasil, em Nova York, por meio da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB). Ela concorre ao lado da escritora Dulce Gil, coautora do livro. Somente os membros da academia poderão votar. Os vencedores serão anunciados no dia 14 de agosto. A premiação acontecerá no dia 22 de setembro, no encerramento do Focus Brasil NY – 3. Encontro Mundial de Literatura Brasileira.

Eliana Marcolino é mineira de Capitão Andrade. Doutora em Comunicação Social, ela é membra da Academia Valadarense de Letras e professora na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Já Dulce é escritora e mora em Havana, capital de Cuba.

De acordo com informações da coordenação do Focus Brasil NY, a votação será realizada pelos membros da AIBL, que devem escolher um escritor em cada categoria. O voto de cada membro é computado apenas uma vez pelo e-mail cadastrado e será mantido em sigilo. Se vier a repetir os votos, os anteriores serão eliminados. A fase de votação se encerra no dia 10 de agosto de 2021. Os vencedores serão anunciados no dia 14 de agosto.

Eliana Marcolino atualmente está morando na cidade de Marlborough, em Massachusetts, e conta que está ansiosa pelo concurso. “Este prêmio representa uma janela para o mundo. Um momento oportuno para dar visibilidade aos escritores nacionais e regionais. Principalmente para nós que somos aspirantes na carreira literária. Tenho dois livros publicados, outros dois estão em vias de lançamento e outro em processo de produção. A indicação ao prêmio pela Academia Internacional de Literatura Brasileira é um grande incentivo, aumenta a autoestima e estimula a produção. Sinto-me muito mais motivada somente com a indicação ao prêmio. Somente os membros da academia poderão votar, mas as pessoas podem ajudar a compartilhar os posts em suas redes sociais para subir a hashtag: #elianamarcolinofocusbrasil2021”, disse.

Sinopse do livro “Cartas pra Elas”, de Eliana Marcolino e Dulce Gil

O livro “Cartas pra Elas” narra a emocionante história de Maria, jovem cubana, filha de um médico epidemiologista que prestou serviço de alta relevância social no Brasil.Trabalhou pela Organização Pan Americana da Saúde – Opas na década de 1990, em uma campanha contra a hanseníase. Uma história marcada pelo sofrimento, perda de pessoas queridas de forma trágica e inesperada. A fuga de Cuba lhes rendeu a perda da cidadania, o distanciamento dos amigos e familiares. A tentativa de ir morar nos EUA fora frustrada com o assassinato da coiote e a prisão do ex-marido. Neste ínterim, a mãe de Maria foi brutalmente assassinada pelo companheiro, em Havana. Um novo romance e uma nova família foram construídos na Venezuela, mas o destino lhes reservou novos desafios… O atual marido é HIV positivo. Além disso, estão lutando contra a fome.

O livro é composto por cartas. Maria escreve cartas para as filhas, contando a história dos avós, e cartas endereçadas à sua mãe, contando histórias de suas filhas.

Eliana e Dulce já estão preparando a continuação da obra: “Cartas pra Elas 2: muitas histórias em nossas vidas”. O livro será lançado em breve.

Eliana Marcolino e Dulce Gil são autoras do Livro “Cartas pra Elas” – Foto: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ibituruna será palco de música autoral neste sábado

Ibituruna será palco de música autoral neste sábado

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Prepare-se para muita música autoral! Neste sábado, dia 18, três talentos de Governador Valadares, se unem para o projeto “Autoralma”. Ramon